Sibá lembra que o governo brasileiro defende soberania dos países
O vice-líder do PT, senador Sibá Machado (AC), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (3), sobre a crise entre Colômbia, Equador e Venezuela, lembrou que o governo brasileiro defende intransigentemente a soberania de todos os países.
O parlamentar anunciou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após conversas pelo telefone com os chefes dos dois países, e apoiado pelo ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, concordou que a Organização dos Estados Americanos (OEA) deve se reunir para encontrar uma saída negociada para o conflito.
Sibá Machado anunciou ainda que a reunião da OEA deve ocorrer na próxima semana, e lembrou que o governo da Colômbia já se desculpou publicamente pela incursão em território equatoriano para combater terroristas colombianos. Na ocasião, foi morto o guerrilheiro Raúl Reyes, um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), além de outros 16 guerrilheiros.
Sibá Machado salientou a importância de os políticos terem cuidado em seus pronunciamentos neste momento, evitando paixões, para que não se tenha na América do Sul uma situação parecida com a enfrentada pelos países do Oriente Médio.
03/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marcon critica as falcatruas do governo Federal e defende a soberania nacional
Globalização destrói a soberania dos países, diz Simon
Heráclito lembra deportação de boxeadores cubanos e aponta incoerência do governo brasileiro
Publicada lei que autoriza governo brasileiro a doar estoques de alimentos a outros países
Sibá defende tratamento que governo Lula dá aos servidores públicos
Serys lembra a luta de Tancredo pela soberania popular e o estado de direito