Sibá: Lula "está preparadíssimo para um segundo mandato"



O senador Sibá Machado (PT-AC) leu da tribuna trechos do discurso do presidente Luiz Inácio Lula na convenção do Partido dos Trabalhadores, no sábado (24),que aprovou a indicação de Lula para tentar a reeleição. Ele garantiu que o presidente "está preparadíssimo para um segundo mandato" e se deteve principalmente nas partes do discurso em que o presidente mostrou os avanços econômicos e sociais do seu governo.

Depois de lembrar que "não foi o PT que propôs e lutou para pela reeleição no país", Sibá afirmou que, pessoalmente, é contra o instituto, ponderando que ele "não é bom para a democracia e nem para o país".

Informou que no Acre haverá convenção no próximo dia 30, quando uma frente parlamentar lançará o nome do atual vice-governador Binho Marques para candidato ao governo estadual. O candidato ao Senado será osenador Tião Viana (PT), cujo mandato termina no final do ano. Eles serão candidatos pela Frente Popular do Acre (PT, PMN, PL, PC do B, PSDC, PSB e PRTB).

Em aparte, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) questionou se a decisão do PT de excluir a defesa da ética da campanha de Lula se deve ao envolvimento de parlamentares do partido no "mensalão". Sibá Machado sustentou que o partido não irá se furtar ao debate da ética, se achar conveniente, mas prefere destacar na campanha os feitos do governo Lula, em comparação com o governo Fernando Henrique Cardoso.

Mais cedo, o Sibá Machado apresentara requerimento à Mesa questionando se era legal ou não a divulgação de dados de salários e de outros repasses que o Senado faz aos parlamentares. Ele foi motivado por reportagem do jornal Correio Braziliense, a qual informa nesta segunda-feira (26) os valores que a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) recebeu de janeiro de 2004 a setembro de 2005. O jornal sustenta que a senadora movimentou em sua conta bancária valores incompatíveis com seus rendimentos oriundos do Senado, da venda de dois automóveis e de empréstimos bancários.



26/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula toma posse para exercer o segundo mandato

Sibá defende PEC que acaba com a reeleição e Osmar Dias informa que Lula é contra terceiro mandato

Ministros de Lula manifestam entusiasmo com segundo mandato

Sibá defende cláusula de barreira e diz que Lula será vitorioso no Acre no segundo turno

Suassuna pede pressa a Lula na definição da aliança do segundo mandato

Educação será prioridade em um segundo mandato de Lula, diz Tião Viana