Sibá Machado pede "concertación" para que Brasil cresça com distribuição de renda



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu em discurso o programa de metas e objetivos fixados para até 2022 pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o que poderia dar ao Brasil crescimento econômico mais elevado, com distribuição de renda. O Conselho, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é integrado por representantes de várias instituições da sociedade.

Sibá entende que os partidos políticos deveriam concordar com o programa, o que daria garantia aos empresários, ponto fundamental para que invistam maciçamente. Lembrou que os partidos políticos do Chile se comprometeram há cerca de duas décadas com metas e objetivos que levaram o país ao crescimento sustentado - processo que ficou conhecido por Concertaciónde Partidos por la Democracia.

O documentodo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social prevê a implantação de uma política que permita ao Brasil crescer em média 6% ao ano nos próximos 16 anos, com redução da dívida pública dos atuais 50% do PIB para 39%. A taxa de juros cairia para 3% ao ano a partir de 2010. O salário mínimo teria nesse período um aumento real de 150%, ao mesmo tempo em subiriam os gastos com saúde, educação e ciência e tecnologia. Com o crescimento e a queda de juros, o país poderia destinar a projetos sociais e de infra-estrutura cerca de R$ 180 bilhões por ano.

Sibá Machado lembrou que a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos previu recentemente que Brasil, China, Índia e Rússia poderão "liderar uma nova fase da globalização" nas próximas décadas. No caso brasileiro, disse o senador, a CIA recomendou políticas de redução das desigualdades e investimentos em ciência e tecnologia. Sibá pediu que o documento do Conselho de Desenvolvimento seja transcrito nos Anais do Senado.

13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado pede regulamentação da exploração de madeira no Pará

Sibá Machado afirma que o Brasil evolui para ser um país rico

Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis

Sibá Machado anuncia eleições para a direção do PT

Sibá Machado adverte para risco de internacionalização

ALCÂNTARA DESTACA RELATÓRIO DO BID SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL