Sibá Machado ressalta que há desafio em conciliar economia e política com meio ambiente



Em seu discurso em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (30), o senador Sibá Machado (PT-AC) ressaltou o desafio que representa para o mundo conciliar a economia e a política com o desenvolvimento social e a defesa do meio ambiente.

O senador lembrou que a Região Amazônica, ao longo de sua ocupação, tem sido vista como inesgotável fonte de recursos para o desenvolvimento nacional.

- O que mais me preocupa é que, às vezes, a forma de explorar desrespeita qualquer critério social ou ambiental. Eu defendo que tomemos todos os cuidados possíveis para que a Amazônia, e o Brasil como um todo, não tenham prejuízo com seu crescimento econômico - disse.

Para Sibá, seria importante que o Poder Legislativo pudesse promover avanços na legislação de proteção ambiental que, observou, está emperrada e ainda não foi levada a cabo. Ele citou o caso do projeto que exige que as licitações públicas sobre investimentos em infra-estrutura levem em consideração não somente itens de menor preço e qualidade do serviço, mas também a questão ambiental.

Outro exemplo é o projeto de lei que aumenta o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)para aqueles que abrigam em seus territórios unidades de conservação ambiental.

- Vamos premiar as pessoas, empresas e autoridades que sejam exemplos bons de defesa do meio ambiente e da vida harmônica no planeta - concluiu Sibá Machado.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado defende reforma política, com prioridade para unificação da data das eleições

Sibá elogia preocupação da Petrobras com o meio ambiente

Unir produção agrícola e meio ambiente, desafio para o Senado nos próximos meses

Sibá reivindica mais ação na defesa do meio ambiente

Sibá defende aprovação pela Câmara de projeto que protege meio ambiente

Sibá congratula Ministério do Meio Ambiente por licitação para concessão florestal na Amazônia