Sibá quer criar política nacional de florestas



A criação de uma política nacional de florestas foi apontada nesta sexta-feira (21) pelo senador Sibá Machado (PT-AC) como um dos principais objetivos de sua atuação na Casa durante o período em que estiver substituindo a senadora Marina Silva (PT-AC), que licenciou-se para ser ministra do Meio Ambiente.

- A Amazônia representa quase 50% do território nacional. Já vimos políticas para a soja, para o café, para tantas coisas. Está na hora de se criar uma política das florestas nacionais, voltada para o desenvolvimento qualificado e que devolva parte dos recursos à população diretamente interessada - sustentou Sibá.

O senador quer também abrir grande debate sobre a questão das águas, uma vez que a Amazônia representa 12% de toda a capacidade de água doce do planeta. Outros temas que estão na agenda de discussão do senador são: pesca, fome, desenvolvimento sustentável, saúde pública, demarcação das terras indígenas, reforma agrária e desenvolvimento econômico.

O senador destacou que a vitória conquistada pelo PT nas últimas eleições representa grande responsabilidade e que, no Acre, a vitória do partido é resultado de intensa luta pela melhoria da qualidade de vida do povo do estado. Ele informou que o partido tem no estado, além da senadora Marina Silva e do governador Jorge Viana, metade da bancada federal e mais de 60% da estadual.

Sibá Machado também se colocou à disposição da bancada do Piauí e do governo federal, para ajudar no que for possível. Ele contou ser nascido no Piauí, onde começou a trabalhar aos 11 anos. Por isso parou de estudar. Ao longo de sua vida, trabalhou como cobrador de ônibus e como camponês, militou na Igreja Católica, foi representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e agora chegou a primeiro suplente no Senado, depois de graduar-se em Geografia.

Em resposta ao discurso do senador Romero Jucá (PSDB-RR), o senador Sibá Machado (PT-AC) destacou que o PT herdou problemas de governos passados, como a inflação, e que a grande preocupação do partido está sendo trazer tranqüilidade para o país, além de fortalecer a liderança do Brasil em um continente que enfrenta problemas graves como os da Venezuela e da Argentina.

Em aparte, o senador Duciomar Costa (PTB-PA) parabenizou a atuação de Siba e afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está demonstrando sensatez em seu governo. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) destacou em aparte que a história de vida de Sibá é de luta e de compromisso com o povo brasileiro e com os trabalhadores.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo avalia Política Nacional de Florestas Plantadas

Política Nacional de Florestas Plantadas é tema de debate

Sibá Machado quer criar conselhos deliberativos para os Fundos Constitucionais

Governo vai criar Política Nacional de Segurança no Trabalho, diz Lupi

Governo quer criar política para exploração de terras-raras

Casagrande quer criar Secretaria Nacional de Microempresas