Sibá Machado quer criar conselhos deliberativos para os Fundos Constitucionais



O senador Sibá Machado (PT-AC) apresentou projeto de lei que cria os conselhos deliberativos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, a fim de preencher o vácuo administrativo criado com a extinção das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Em sua justificação, o senador explica que a Lei nº 7827, de 1989, estabelece que a administração dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste será exercida pelos conselhos deliberativos da Sudene, Sudam, Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil, Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e por uma instituição de caráter regional. Mas Sudene e Sudam foram extintas por medidas provisórias do governo passado, o que criou um vácuo administrativo.

Siba Machado sugere que esses conselhos façam parte da estrutura do Ministério da Integração Nacional e que na sua regulamentação pelo Poder Executivo seja prevista composição democrática, inclusive com representantes da região, e funcionamento participativo.

O projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos. Se for aprovado em decisão terminativa, será enviado diretamente à Câmara dos Deputados, sem votação em Plenário, a menos que haja requerimento assinado por 10% dos senadores.



26/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá quer recursos de fundos constitucionais em projetos com universidades

Sibá Machado quer reforma agrária para impedir internacionalização da Amazônia

JONAS PINHEIRO QUER REVISÃO DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS

Sibá Machado quer homenagear os índios

LUIZ PONTES QUER CONTABILIDADE DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS NA INTERNET

JOÃO ROCHA QUER TRANSPARÊNCIA NO USO DE RECURSOS DE FUNDOS CONSTITUCIONAIS