Sibá vai consultar bancada sobre permanência na relatoria de processo contra Magno Malta



O senador Sibá Machado (PT-AC) anunciou nesta quarta-feira (23), em reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que vai consultar a bancada de seu partido para decidir se permanece como relator do processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o senador Magno Malta (PL-ES). Malta é um dos três senadores acusados de envolvimento com ações fraudulentas organizadas pela máfia das ambulâncias.

Antes da reunião, Sibá falou à imprensa que tende pelo afastamento do cargo, pois não se sente a vontade para atuar como relator diante da presença de um integrante de seu partido - a senadora Serys Slhessarenko (MT) - entre os acusados. Ney Suassuna (PMDB-PB) é o terceiro nome da lista. Sibá entende ser mais "conveniente" que todos os senadores petistas fiquem afastados da relatoria dos processos.

- Se for convencido do contrário, farei o relatório - afirmou Sibá, salientando que se submeterá à decisão do partido.

O senador Demóstenes Torres (PFL-GO), que é o relator do processo contra Serys, chegou a se oferecer para exercer a relatoria destinada a Sibá, caso o senador petista desista mesmo do posto. À saída da reunião, o presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA), comentou que está aguardando a indicação de partidos para vagas disponíveis no colegiado. Se for confirmada a renúncia do petista à relatoria, o presidente observou que terá ainda outras opções.

Na reunião, Sibá ficou a favor da devolução dos três processos à Mesa do Senado, para reenvio ao Conselho de Ética na forma de representações para a instauração de processo disciplinar contra os acusados, de acordo com parecer do senador Demóstenes Torres (PFL-GO).



23/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá aceita relatar processo contra Magno Malta

Demóstenes pode concluir relatório sobre processo contra Magno Malta até o final de outubro

João Alberto continua a buscar relator para processo contra Magno Malta

João Alberto designará novo relator para processo contra Magno Malta

Magno Malta vai pedir ao CNJ que investigue substituição de promotores em processo sobre pedofilia

Magno Malta pede união da bancada para resolver problemas do ES