Sibá aceita relatar processo contra Magno Malta
O senador Sibá Machado (PT-AC) aceitou, no final da manhã desta terça-feira (22), relatar, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o processo relativo ao senador Magno Malta (PL-ES), que teve seu nome citado no relatório parcial da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas por conduta incompatível com o decoro parlamentar.
Sibá relutava em aceitar a indicação, alegando não estar à vontade pelo fato de o nome de uma senadora do PT - Serys Slhessarenko, de Mato Grosso - também constar do relatório da CPI Mista.
O nome de Sibá foi confirmado pelo presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), após reunião dos dois com o corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP).
Dúvidas
No início da manhã, o presidente do conselho informou que já havia feito uma consulta prévia aos três prováveis relatores, mas ainda havia dúvidas quanto ao nome de Sibá Machado.
- O Sibá, após concordar em assumir a relatoria, começou a receber pressão do partido para que não houvesse parlamentar da base do governo na relatoria dessas denúncias. Eu continuo querendo destacá-lo para o cargo, mas caso ele desista, a opção seria pelo Tuma (Romeu Tuma, do PFL de São Paulo) ou mesmo por mim, pois os demais membros do Conselho de Ética estão todos ocupados com suas campanhas (políticas) - afirmou João Alberto, ao fazer questão de destacar que Demóstenes e Jefferson Péres não são da base do governo.
Cláudio Bernardo e Valéria Castanho/Repórteres da Agência Senado
22/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá vai consultar bancada sobre permanência na relatoria de processo contra Magno Malta
João Alberto continua a buscar relator para processo contra Magno Malta
João Alberto designará novo relator para processo contra Magno Malta
Demóstenes pode concluir relatório sobre processo contra Magno Malta até o final de outubro
Magno Malta vai pedir ao CNJ que investigue substituição de promotores em processo sobre pedofilia
Quatro testemunhas no processo de Magno Malta serão ouvidas nesta quinta-feira