Simon agradece por 'aula de vida' dos deficientes visuais



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) agradeceu nesta terça-feira (15) pela "aula de amor, paz, sentimento e beleza" que o Senado recebeu dos deficientes visuais convidados para a sessão de homenagem que lembrou o bicentenário de nascimento de Louis Braille, inventor do sistema braile de leitura para portadores de deficiência visual.

Simon mencionou o exemplo do advogado Valquírio Bertoldo, que mesmo cego enxergava a natureza melhor do que ele. O senador assinalou que Bertoldo se formou graças à linguagem braile, que fez de dele "um advogado genial". Ele também observou que foi Bertoldo que ganhou a causa das vítimas da Talidomida no Brasil, que depois de muitos anos receberam indenização.

- Vocês não calculam o bem que estão nos fazendo, quão fantástico [isto] é para nós, homens ridículos, que temos olhos para ver, pernas para caminhar, braços para escrever, cabeça para pensar e, no entanto, fazemos tão pouco pelo nosso país - observou.

Simon disse que quando olha para aqueles deficientes visuais, sabe que Deus existe e que não criou o homem dependente apenas das suas condições materiais. Ele assinalou que, às vezes, algo como a visão ou a locomoção pode faltar ao ser humano, mas o coração e o sentimento permitem ver, compreender, avançar e perceber quanto tempo é perdido com aquilo que não vale a pena.

- Quando a gente aprende na fé e diz: Deus nos permita não nos agarrarmos às coisas que passam e nos prendermos às coisas que não passam; é que a gente entende. A doença passa, a falta de visão passa, as pernas fracas passam, mas a alma, o sentimento, a beleza do pensar, do sentir, do entender, do compreender, isso não passa. E é isso que vale - afirmou.

15/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aplicativo melhora vida de deficientes visuais

Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais

CE APROVA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES VISUAIS

DEFICIENTES VISUAIS TÊM ACESSO À CONSTITUIÇÃO BAIANA

Deficientes visuais do RS recebem livros em braile

Deficientes visuais vão receber conta de água em braile