SIMON ANUNCIA LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2002
- Não aceito essa missão com vaidade ou pretensão, mas acho que podemos fazer uma grande caminhada pelo país, discutindo com a sociedade questões como ética, impunidade, combate à pobreza - disse. Ressalvando que podem surgir outros nomes para disputar o cargo na convenção do PMDB em 2002, Simon confirmou que já é definitiva a disposição do partido de ter candidato próprio no pleito presidencial.
A última vez que o PMDB participou da corrida à Presidência da República foi em 1989, com Ulysses Guimarães. Simon informou que também teve seu nome cogitado para a chapa à época, mas, além de recusar o convite, disse ter discordado da decisão da legenda de se lançar na disputa. "Acho que foi o único momento em que Ulysses não foi candidato natural do partido", declarou.
Para Simon, a iniciativa do PMDB de concorrer à eleição presidencial de 2002 revela uma busca pelo resgate de seu papel histórico. Desde a morte de Tancredo Neves e o rompimento do partido com o governo Sarney, Simon diz que a legenda vem sendo submetida a sucessivas provas de força e resistência. "Agora é a hora de restabelecer o nosso caminho, pois o PMDB é o único partido que tem história", afirmou.
Em apartes, os senador Lauro Campos (PT-DF) e Edson Lobão (PFL-MA) saudaram a pré-candidatura de Simon. Enquanto Campos elogiou a disposição do senador gaúcho de já começar sua peregrinação pelo país, Lobão desejou que o PMDB confirme seu nome como candidato da legenda nas próximas eleições à Presidência da República.
16/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon anuncia a candidatura de Roberto Requião à Presidência da República
Cícero Lucena comenta lançamento da candidatura do ex-governador Serra à Presidência da República
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República
Magno Malta anuncia pré-candidatura à Presidência da República
Pedro Simon volta a defender candidatura própria do PMDB à presidência da República
Bancada Estadual do PMDB participa do lançamento do Simon à presidência da república em Joinville