SIMON APELA A DEPUTADOS E LÍDERES POR VOTAÇÃO DA LEI ELEITORAL



O senador Pedro Simon (PMDB-RS), lembrando que a lei que regulará as eleições gerais de 1998 deverá estar sancionada em 3 de outubro de 1997, apelou aos deputados para "não deixem a votação da lei para a última hora", para que o Senado não se veja novamente pressionado a não emendar o projeto originário da Câmara. Ele apelou também aos líderes para que cheguem a um entendimento sobre a tramitação da matéria.

Simon, que disse acompanhar "com respeito o trabalho do relator naquela Casa, pois tem tentado aprovar um texto mais racional", defendeu a fórmula encontrada pelo deputado Carlos Apolinário para a utilização do avião presidencial na campanha. Na opinião do senador, a solução é correta porque, por questões de segurança, o presidente deve mesmo usar o avião, mas mediante pagamento, calculado à base do custo que Fernando Henrique teria se utilizasse um jatinho comercial.

Já quanto à permissão para inaugurar obras às vésperas das eleições, constante do projeto da Câmara e do que foi apresentado pelo senador José Serra (PSDB-SP) na semana passada, Pedro Simon afirmou ser enfaticamente contra.

- Nenhum candidato à reeleição em cargos majoritários deve participar de inaugurações de obras - reiterou. A seu ver, a permissão estimularia a inauguração de hospitais e de escolas sem quaisquer condições de funcionamento. Além disso, argumentou o senador, "caberia austeridade ao governo e evitar tudo que pudesse ser usado contra ele pela oposição".

Conforme projeto de sua autoria, Simon defendeu, que a campanha seja financiada pelo Tesouro Nacional e fiscalizada pela Justiça Eleitoral, proibindo o uso de outros recursos, mesmo que pessoais. Condenando o caráter publicitário das campanhas realizadas pela tevê, o senador disse que os programas eleitorais representam 70% dos custos de uma campanha e propôs a proibição de recursos técnicos especiais.

- O eleitor, simples e singelo, quer apenas ver, ouvir, conhecer e decidir em que candidato votará - observou.



19/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá apela a deputados por votação de MP

Ramez Tebet apela à Câmara dos Deputados por votação da PEC paralela da Previdência

Raupp pede a deputados agilidade na votação da minirreforma eleitoral

Renan apela a líderes para garantir votações no Plenário

Anibal Diniz apela a líderes por proposta de consenso para o FPE

Mão Santa apela aos deputados para aprovação de projeto sobre aposentados