Simon: Brasil está certo em se identificar com América Latina
O Brasil está no caminho certo ao procurar uma política de identificação com a América Latina, disse nesta segunda-feira (10) o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ao comentar declarações do chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao jornal O Globo. O senador considerou complicado, no entanto, falar em unificação das forças armadas da América Latina e disse que, no momento, é mais interessante defender apenas a unificação de idéias.
- A proposta que deveria ser estudada é, ao lado do Mercosul, a organização dos Estados latino-americanos, porque aí teríamos um Estado que nos uniria contra a Europa, a Ásia e contra os norte-americanos - afirmou.
Simon destacou a importância desse debate e manifestou sua fé em que a América Latina se torne um grande continente. Para isso, acrescentou, primeiro é preciso eliminar a corrupção e gerar capacidade de investimento nos países latino-americanos. O senador concordou com José Dirceu dizendo que o perigo de invasão da Amazônia é real e observando que a região é vista hoje como patrimônio da humanidade pelos países desenvolvidos.
Quanto à discussão sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), Pedro Simon afirmou que primeiro é preciso consolidar o Mercosul. Assim, na sua opinião, o governo está avançando muito nas conversações em torno da criação da Alca, tanto que já está sendo preparada até uma agenda positiva para uma reunião em Miami.
Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que talvez o ministro José Dirceu tenha se referido à integração militar quando falou em unificação das forças armadas da América Latina.
10/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil está entre os países que mais apoiam agricultura familiar na América Latina
Pedro Simon defende integração da América Latina
SIMON CRITICA VISÃO DOS EUA SOBRE AMÉRICA LATINA
Mão Santa está preocupado com as ameaças de absolutismo na América Latina
HC da Unicamp está entre os dez hospitais da América Latina com mais citações científicas
HC da Unicamp está entre os dez hospitais da América Latina com mais citações científicas