SIMON COBRA DE PROCURADOR E STF O JULGAMENTO DE FRANCISCO LOPES



SIMON COBRA DE PROCURADOR E STF O JULGAMENTO DE FRANCISCO LOPES

O senador Pedro Simon(PMDB-RS) cobrou, nesta quinta-feira, dia 13, no plenário da Casa, a denúncia doex-presidente do Banco Central, Francisco Lopes, pelo Procurador-Geral da República, bemcomo seu julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, em função das conclusões da CPI doSenado que investigou crimes no sistema financeiro e da denúncia de Lopes em inquéritoda Polícia Federal.
- Neste momento os olhos do povo estão colocados sobre a Justiça e o Procurador –destacou o parlamentar. Ele lembrou que no Japão "o último ex-presidente do BancoCentral está na cadeia, enquanto o seu antecessor suicidou-se para não ser presotambém".
Simon chamou a atenção para o fato de que Francisco Lopes declarou no plenário da CPIdo Sistema Financeiro, e depois repetiu a mesma tática durante depoimento na PolíciaFederal, que falaria "apenas em juízo" a respeito das denúncias apresentadascontra ele. Inclusive a propriedade de US$ 1,67 milhões, depositados no exterior,conforme documento encontrado pela polícia em sua casa e de autoria de seu sócio naempresa Macrométrica.
O senador entende que o ex-presidente do Banco Central está contando com a lentidão dajustiça para escapar do castigo. "Em qualquer país civilizado ele estariaaguardando julgamento na cadeia", acrescentou. Pedro Simon considera que a denúnciade Francisco Lopes pela Polícia Federal confirma o relatório da CPI e comprova que essacomissão parlamentar de inquérito "não vai terminar em pizza".



13/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SILÊNCIO DE FRANCISCO LOPES NA CPI É PREJUDICIAL, DIZ PEDRO SIMON

SIMON CONCLAMA FRANCISCO LOPES A CONTAR TUDO SOBRE O BC

CAE SABATINA FRANCISCO LOPES

ACM DIZ QUE FRANCISCO LOPES DEMONSTROU QUE É CULPADO

No primeiro dia de julgamento no STF, advogados tentam desqualificar acusações de procurador sobre "mensalão"

CPI DOS BANCOS OUVE EX-SÓCIOS DE FRANCISCO LOPES