Simon critica atuação da oposição no Rio Grande do Sul
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (16), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou a atitude de deputados da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul que, segundo informou, rejeitaram um pacote de medidas apresentado pela governadora Yeda Crusius (PSDB) que objetivava ordenar as finanças do estado.
Segundo Simon, havia um acordo para que o pacote só fosse votado no prazo de uma semana, com o objetivo de que governo e oposição entrassem em entendimento sobre a matéria. Mas, disse o senador, a oposição aproveitou um momento em que o Plenário estava esvaziado e rejeitou a proposta da governadora por 34 votos a zero.
- O PT assumiu a presidência da sessão, inverteu a pauta, e foi rejeitado o pacote de reformas propostas pela governadora- contou Simon.
O senador relatou ter passado por momentos históricos muito difíceis, como a resistência à ditadura militar, mas garantiu nunca ter visto algo como o que aconteceu no Rio Grande do Sul nesta semana, que classificou de "um dia trágico para o estado".
- O Rio Grande do Sul tinha que se unir nesta hora - disse.
O senador criticou a atitude do PT e do ex-governador Olívio Dutra, que, na opinião de Simon, recusaram o entendimento. Pedro Simon disse que o Rio Grande do Sul está em crise financeira e que o estado está numa situação de "miséria e de fome".
Simon contou ainda que a governadora Yeda Crusius chamou todos os ex-governadores do estado para participarem de uma reunião a fim de discutir o pacote. Simon estava presente à reunião, mas disse que o ex-governador Olívio Dutra não compareceu e, ainda, mandou entregar panfletos nas ruas contra as propostas da governadora.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) considerou "lamentável" o ocorrido e afirmou que a governadora Yeda Crusius não merecia o que aconteceu, uma vez que está tentando equilibrar as contas do estado, lembrou. O parlamentar declarou que o Rio Grande do Sul deveria unir-se ao Piauí, estado que, na opinião de Heráclito, também vem sendo maltratado pelos petistas.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), também em aparte, reclamou que o PT vem dando um "tratamento péssimo" a Roraima, mas disse não se surpreender com o ocorrido.
- Não me surpreendo. Essa é a democracia do PT, vale o que eles querem - disse.
16/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon critica atuação da oposição no Rio Grande do Sul
Simon critica atuação do BC na área de fiscalização
Simon defende reforma política e critica atuação do presidente Lula nas eleições
SIMON DESTACA ATUAÇÃO DE EMBAIXADOR DO LÍBANO
CPI Mista: atuação marcada pela disputa entre governo e oposição
TEBET ELOGIA DUTRA E SUPLICY POR ATUAÇÃO COMO LÍDERES DA OPOSIÇÃO