Simon critica Executiva do PMDB e defende registro da candidatura de Requião
Ao discursar em Plenário nesta sexta (11), o senador Pedro Simon (RS) defendeu o direito de Roberto Requião registrar sua candidatura a presidente da República pelo PMDB - partido ao qual ambos pertencem. Simon criticou a Executiva Nacional da legenda, que, segundo ele, não quer o registro.
- Ainda não sabemos se, na convenção de amanhã [12] do PMDB, aparecerá o nome de Requião [ex-senador e ex-governador do Paraná] - alertou ele, lembrando que a Executiva Nacional deve se reunir ainda nesta sexta.
Simon reconhece que a intenção da Executiva é confirmar a aliança com o PT, que tem Dilma Rousseff como candidata (aliança na qual o presidente do PMDB, Michel Temer, será o candidato a vice-presidente). Mesmo assim, Simon reiterou o direito de Requião de se submeter ao crivo dos colegas de partido.
- Os eleitores [membros do PMDB] têm de ter o direito de escolha, o direito de votar. Mas eles [da Executiva Nacional] não querem - protestou.
Simon disse que Requião e ele próprio haviam marcado um encontro com Michel Temer na tarde de quinta-feira (10), mas Temer - que também é presidente da Câmara - não compareceu. O senador pelo Rio Grande do Sul afirmou que, caso a candidatura não seja registrada pelo partido, eles recorrerão ao Tribunal Superior Eleitoral.
- Nós achamos que o PMDB tem o direito de ter seu próprio candidato - declarou.
Para Simon, será "uma situação muito delicada" se a Executiva impedir o registro de Requião, "pois, nesse caso, o presidente do PMDB, que é candidato a vice-presidente, estaria favorecendo a si mesmo".
11/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUIÃO DEFENDE CANDIDATURA PRÓPRIA PARA O PMDB
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência em 2010
Simon reafirma candidatura à Presidência e defende afastamento do PMDB do governo
Roberto Requião vai apresentar ao PMDB sua candidatura à Presidência da República
Requião protesta contra Diretório do PMDB por recusar sua candidatura