SIMON DEFENDE CAMPANHA SOBRE O TRÂNSITO PELA REDE DE RÁDIO E TEVÊ
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez hoje (dia 22) um apelo ao governo federal para que realize uma campanha de esclarecimentos sobre o novo Código de Trânsito Brasileiro, inclusive utilizando a possibilidade legal de convocação de rede nacional de rádio e de televisão.
Segundo Simon, a sociedade não está preparada para cumprir o novo código. O senador disse duvidar que 5% dos brasileiros conheçam o texto que entrou em vigor hoje (dia 22), e afirmou ter sido informado de que há uma propaganda bem elaborada de alerta à comunidade que "não foi ao ar por falta de verba".
- O governo poderia até convocar cadeia de rádio e de televisão. Convocam para tanta coisa, e essa é uma questão de altíssimo interesse público. O trânsito no Brasil é uma questão essencial. Mortes e mortes, injustiças e injustiças têm ocorrido - acrescentou.
Para Simon, ainda há tempo de o governo esclarecer a sociedade, e seria importante que isso fosse feito em horário nobre das emissoras. O senador sugeriu também que as entidades governamentais ligadas ao setor de trânsito fossem "devagar com o andor, talvez com um alerta de esclarecimentos gradativos, até a plenitude do cumprimento do código" :
- São tantas as exigências do código e tão pouca a campanha de esclarecimento que tenho medo de que isso caia no ridículo - justificou.
Simon relatou ter ficado impressionado com o fato de os motoristas gaúchos terem respeitado o limite de velocidade de 80 km/h na estrada que liga Porto Alegre à praia Rainha do Mar. Ele disse que nunca havia visto tal comportamento.
- Era uma sensação de respeito e de medo, porque na semana anterior os chamados "pardais" tinham feito uma série de punições - acentuou.
O senador citou artigo de Roberto Pompeu de Toledo na revista Veja, intitulado "Uma sugestão de fato do ano, versão 1997", sobre o respeito às faixas de pedestres em Brasília. Simon disse que costuma andar muito pela cidade e que, realmente, na capital do país as pessoas respeitam as faixas de pedestres, o que é, em sua opinião, "uma demonstração de que isso pode acontecer no Brasil em relação a todos os artigos do código, se houver orientação, esclarecimentos e bom-senso da parte das autoridades".22/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Assembléia lança campanha pela segurança no trânsito
Carlos Bezerra apela ao governo pela realização de campanha educativa para o trânsito
CCT quer alterar regras de exame de projetos sobre concessões para serviços de rádio e tevê
Simon defende criação do partido Rede Sustentabilidade
Simon parabeniza Rede Globo pela volta do "Sítio do Pica-pau Amarelo"
SIMON AUTOGRAFA LIVROS E DEFENDE A CRIAÇÃO DE SUBCOMISSÃO NO SENADO PARA AVALIAR RÁDIO E TV