Simon denuncia pressão contra embaixador



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) aplaudiu a decisão do Conselho Deliberativo da Organização da Nações Unidas para a Proscrição de Armas Químicas (Opaq), que manteve no cargo de diretor-geral da entidade o embaixador José Maurício Bustani, apesar das pressões do governo dos Estados Unidos, que chegou a apresentar moção de desconfiança contra o diplomata brasileiro.

- A decisão do Conselho Deliberativo da Opaq significa a derrota da política norte-americana no que tange ao controle de armas químicas, demonstrando que a gestão pacifista do embaixador brasileiro, baseada no consenso e não no confronto, goza de aprovação no seio da entidade que dirige - disse Simon, para quem Bustani vem conduzindo a organização de forma imparcial.

Na avaliação do senador, o governo norte-americano quer retirar Bustani do cargo de diretor-geral da Opaq porque "ele vem contrariando interesses beligerantes dos Estados Unidos". Comentando a posição norte-americana, Simon observou que Bustani realiza à frente da organização um trabalho competente e eficiente. Como exemplo, informou que Bustani, eleito para o cargo em 1997 e reeleito em 2001, obteve a adesão de países como o Irã e a Líbia, além de ter inspecionado as indústrias químicas de mais de 50 países.

Depois de pedir a transcrição, nos Anais do Senado, da entrevista concedida por Bustani ao jornal Correio Braziliense, Simon disse que os americanos são desfavoráveis ao embaixador brasileiro porque ele realiza uma administração independente, sempre se posicionando contra medidas que julga nefastas para o desarmamento químico mundial. Como exemplo, com base na entrevista de Bustani, o senador citou o caso da Rússia. Lembrou que a Rússia possui o maior arsenal do mundo e necessita de recursos para desativá-lo, e que o Congresso norte-americano vem sistematicamente bloqueando ajuda financeira àquele país.



02/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão denuncia pressão de ONG contra expansão da agricultura no Brasil

Maldaner denuncia pressão de seguradoras contra projeto que cria fundo de combate a calamidades

Simon questiona aparecimento de denúncia contra ele, "onze anos depois de esclarecida"

CPI investiga denúncia de pressão junto ao Ministério da Saúde

Heráclito denuncia pressão da PF sobre jornalistas da revista "Veja"

Alvaro Dias denuncia pressão da CBF para retirada de assinaturas de CPI do Corinthians