Simon destaca reportagem do "Correio Braziliense" sobre o filme "Netto Perde sua Alma"
O filme, dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza, é o longa-metragem mais premiado, até o momento, entre os filmes classificados para a competição em Brasília, tendo recebido quatro prêmios no Festival de Gramado, segundo o senador. O filme tem como protagonistas Werner Schünemann, Laura Schneider, Sirmar Antunes, Araci Esteves e Anderson Simões.
Simon afirmou que tanto o livro Netto Perde sua Alma , quanto o filme, que nele se baseou, são obras que merecem ser analisadas, já que resgatam episódio fundamental da história do Brasil, ao quais os livros escolares não chegam a dar a devida atenção, tratando-o como apenas um capítulo a mais na luta por maior liberdade e pela democracia.
O senador lembrou citação do escritor Tabajara Ruas, autor do romance, do qual se originou o filme de Beto Souza: "Tudo se passa no Rio Grande do Sul porque este foi o único estado a lutar para ser brasileiro, contra a monarquia. A Revolução dos Farrapos não era isolacionista, era uma tentativa para criar uma federação de repúblicas".
Simon pediu a transcrição nos Anais do Senado da reportagem do Correio Braziliense , devido a importância do tema tratado e também como homenagem aos autores, diretores e atores do filme que, "brilhantemente, trazem a público matéria de tão transcendente importância para a história".
27/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Octávio elogia reportagem do 'Correio Braziliense' sobre Herzog
Secretaria de Comunicação do Senado contesta reportagem do 'Correio Braziliense'
Paulo Octávio pede registro nos Anais do Senado de reportagem do Correio Braziliense
SIMON SUGERE QUE ACM RESTABELEÇA ENTENDIMENTO COM "CORREIO BRAZILIENSE"
SIMON HOMENAGEIA O "CORREIO BRAZILIENSE" E O "JORNAL DE BRASÍLIA"
Nota sobre matéria do ‘Correio Braziliense’