Simon disputará a indicação do PMDB à Presidência, mas disse saber que perderá



Em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (7), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que, estimulado pelo movimento que foi liderado pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP) para sua candidatura à Presidência do Senado, vai disputar a indicação na bancada do PMDB, embora, disse, esteja certo de que perderá essa disputa.

Simon afirmou ainda que o governo tem poder para aprovar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e para eleger o senador José Sarney (PMDB-AP) à Presidência da Casa.

- Já disse que o imposto do cheque, a CPMF, vai passar; o governo tem força e argumentos para vencer. Se o Lula insistir, vai ser Sarney o presidente do Senado - afirmou Simon.

No entanto, o senador ressaltou considerar "a intromissão de Lula um pouco infeliz". Na opinião do parlamentar, o presidente da República apenas deveria acompanhar o processo de escolha do presidente do Senado, sem interferir.

Pedro Simon disse que tem um carinho grande pelo presidente Lula, considera que ele desenvolveu inteligência política, mas disse que gostaria que o presidente da República fosse um pouco também "o Lula do passado". E acrescentou que o senador José Sarney também evoluiu, que não é mais o mesmo que era quando era presidente da extinta Arena.

Em aparte, Cristovam Buarque disse que já foram colhidas, até a manhã de sexta-feira, 32 assinaturas de senadores em favor da candidatura de Simon. Observou, contudo, que não procurou assinaturas no PMDB para não constranger os senadores do partido, que irão decidir o assunto em reunião da bancada na terça-feira (11).

O líder do PMDB, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), disse que considera Simon um bom nome, tanto quanto o nome de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e de outros do partido que já anunciaram disposição para disputar a indicação da bancada para a candidatura à Presidência do Senado.

Os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Neuto de Conto (PMDB-SC) também apartearam o senador Simon. Neuto de Conto disse que também disputará a indicação à Presidência no partido e defendeu a reforma política e tributária.



07/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon disputará a indicação do PMDB à Presidência, mas disse saber que perderá

Simon diz que PMDB terá candidato à presidência

Começa reunião do PMDB para indicação de candidato à Presidência do Senado

Sarney aceita indicação do PMDB para disputar Presidência do Senado

Sarney aceita indicação do PMDB para disputar Presidência do Senado

Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República