Simon diz que instalação da Comissão da Verdade é um momento histórico para o país



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comemorou em Plenário a instalação, marcada para a manhã desta quarta-feira (16), da Comissão da Verdade, destinada a apurar violações dos direitos humanos ocorridas no país entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar iniciada com o golpe de 1964.  O senador afirmou que, mesmo com 20 anos de atraso, a instalação da comissão será um momento histórico para o país. Ele acrescentou que o Senado tem de estar preparado para dar o apoio político necessário à comissão.

- Nós temos um princípio nos movimentando: não é ódio, é a busca da verdade. A sociedade não pode continuar sem o restabelecimento da sua verdade histórica, sem saber o que aconteceu no seu passado e de que maneira se construiu o seu presente – explicou o senador, em pronunciamento nesta terça-feira (15).

Simon afirmou que um povo que não tem memória não justifica sua história. Ele relatou pesquisa realizada na Universidade de Brasília (UnB) em que era perguntado aos entrevistados quem era Ulysses Guimarães. Um percentual impressionante de pessoas não teria sabido dizer sequer que tinha sido um deputado federal. Ulysses foi um político brasileiro com importante papel na luta pela redemocratização do país. Segundo Simon, só sabendo, vivendo e retratando a história, pode-se evitar que ela se repita.

Esse então deveria ser o papel da Comissão da Verdade, na avaliação do senador: mostrar a história brasileira, mostrar o que foram esses anos e o que aconteceu. Simon enfatizou que muitas mães, que não conseguiram enterrar seus filhos porque nem os ossos receberam, têm o direito e poderão saber agora a verdade.

O senador também saudou toda a comissão, na figura do ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp, primeiro coordenador do grupo. Católico praticante, pediu a Deus que oriente os integrantes da comissão, para que tenham “a grandeza, a compreensão, a respeitabilidade necessária para o desempenho da missão que vão ter”.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares comemora instalação da Comissão da Verdade

Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade

Lídice da Mata comemora instalação da Comissão da Verdade

Randolfe pede instalação imediata da Comissão da Verdade

Lídice saúda instalação de Comissão da Verdade na Bahia

Eduardo Suplicy anuncia instalação da Comissão Nacional da Verdade