Eduardo Suplicy anuncia instalação da Comissão Nacional da Verdade
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou a instalação, nesta quarta-feira (16), da Comissão Nacional da Verdade. Para ele, trata-se de “um fenômeno histórico da maior relevância para os brasileiros”.
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), Eduardo Suplicy afirmou que o trabalho da comissão “contribuirá para que os tristes episódios havidos no período analisado não mais se repitam em nosso país”. Ele enfatizou a importância da instalação da comissão, para a qual foram convidados todos os ex-presidentes do país ainda vivos: o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado Federal; o senador Fernando Collor (PTB-AL); o ex-senador Fernando Henrique Cardoso; e Luiz Inácio Lula da Silva.
Suplicy destacou a entrevista do professor e diplomata Paulo Sérgio Pinheiro, publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo. Na entrevista, o professor diz que a instalação da comissão não é revanchismo, “mas diálogo democrático que busca elucidar a história recente do país”.
Eduardo Suplicy informou que a comissão tem prazo de dois anos para examinar e esclarecer casos de graves violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 a 1988, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade história e promover a reconciliação nacional”. O senador enumerou os objetivos da comissão, entre eles “esclarecer fatos e circunstâncias de graves violações de direitos humanos” ocorridos no período e “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de tortura, morte, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior”.
O senador enfatizou que a comissão tem a atribuição de apontar os responsáveis pelos crimes contra os direitos humanos, mas não a de julgá-los. Ele lembrou que um dos principais atos do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, após sua posse, foi instituir a Comissão da Verdade e da Reconciliação naquele país. A comissão foi presidida pelo arcebisbo anglicano Desmond Tutu, posteriormente laureado com o Prêmio Nobel da Paz.
15/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy elogia trabalho da Comissão Nacional da Verdade
Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade
Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade
Valadares comemora instalação da Comissão da Verdade
Lídice da Mata comemora instalação da Comissão da Verdade
Randolfe pede instalação imediata da Comissão da Verdade