Simon elogia campanha de "O Clone" contra as drogas
A abordagem dos efeitos das drogas sobre os jovens adotada pela novela O Clone , da Rede Globo, foi apontada nesta sexta-feira (17) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) como um exemplo para a televisão brasileira. Ele observou que nenhuma campanha anti-drogas feita até o momento conseguiu tanta repercussão social quanto a que vem sendo movida pela novela.
- Que belo trabalho este! É um exemplo do que pode fazer a televisão quando quer. Quero deixar aqui o meu abraço à autora da novela, Glória Perez, e à Rede Globo - disse Simon.
De acordo com o senador, uma das melhores conseqüências da campanha desenvolvida pela novela é a reaproximação entre pais e filhos viciados em drogas. Ele informou que muitos jovens estão conversando com os pais sobre o problema da dependência química e, após assistirem a cenas da novela que mostram os duros efeitos do vício, já admitem a possibilidade de tratamento.
Simon disse ainda que, em conversas com psiquiatras sobre o tema, percebeu que os resultados na luta contra as drogas por meio de tratamento médico têm sido limitados. Maior sucesso, observou, têm tido hoje entidades religiosas, que mobilizam seus fiéis para ajudar as famílias de viciados em drogas.
Mesmo assim, afirmou o senador, muitos jovens sentem-se constrangidos se não aderem às drogas. "Se não agem como os outros de seu grupo, são chamados de quadrados", relatou. Ele considerou interessantes, por isso, depoimentos divulgados por O Clone de duras experiências vividas por dependentes químicos.
Em aparte, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou o pronunciamento de Simon e disse que endossava as suas palavras em nome da liderança do governo.
17/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon enaltece campanha de igrejas contra as drogas
SIMON ELOGIA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
FHC propõe campanha contra drogas e terror
Poupatempo Franca tem campanha de prevenção contra as drogas
Educação lança campanha de conscientização contra drogas
Educação lança campanha contra drogas para conscientizar estudantes