Simon enaltece campanha de igrejas contra as drogas



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou nesta segunda-feira (dia 9) a escolha do tema "Vida Sim, Drogas Não" pelos organizadores da Campanha da Fraternidade, realização anual de um grupo de igrejas cristãs liderado pela Igreja Católica. Durante a Quaresma, período de quarenta dias que antecede a Páscoa, a questão das drogas vem sendo debatida em encontros realizados por fiéis, que seguem roteiro traçado em cartilha distribuída em todo o Brasil e mostrada da tribuna do Plenário pelo senador.

Simon disse que a importância da campanha está ligada à gravidade do problema das drogas, que atinge principalmente os jovens, hoje assediados pelos traficantes em locais como escolas e centros de diversão. Para o senador, os organizadores da campanha acertaram ao tratar a recuperação dos drogados do ponto de vista da solidariedade e da participação da família e da comunidade (incluindo as igrejas) no tratamento.

- Analisar o quadro criado pelas drogas como fazem os Estados Unidos, do ponto de vista do risco para o Estado, é pequeno e cruel. Além disso, a droga prospera porque é paga pelos dólares dos consumidores norte-americanos e dos que querem fazer lavagem de dinheiro - disse Simon.

O senador relatou uma série de programas de recuperação de drogados que cresceram ao abrigo da Igreja Católica ou de grupos a ela ligados. Falou mais demoradamente sobre fazendas onde os jovens passam períodos prolongados de desintoxicação e onde se dedicam ao trabalho na agricultura e às orações, além de serem conscientizados sobre os males causados pelos tóxicos.

Em aparte, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) elogiou o discurso de Simon, especialmente a ênfase dada pelo senador gaúcho à eficácia do trabalho voluntário como meio de combate às drogas. Segundo Francelino, o amor e o carinho da família são essenciais para o retorno dos viciados à vida normal. Na condição de presidente da sessão, o senador Edison Lobão (PFL-MA) mencionou a "profundidade" do discurso de Simon e, a partir de pedido do senador gaúcho, comprometeu-se a propor na próxima reunião da Comissão Diretora que o Senado imprima exemplares da cartilha destinados a escolas.

09/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon elogia campanha de "O Clone" contra as drogas

SIMON ENALTECE CAMPANHA DA FRATERNIDADE E PROPÕE MEDIDAS PARA COMBATER O DESEMPREGO

FHC propõe campanha contra drogas e terror

Poupatempo Franca tem campanha de prevenção contra as drogas

Educação lança campanha de conscientização contra drogas

PATROCÍNIO DESTACA UNIÃO DE IGREJAS NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE