Simon exalta papel do Senado na defesa da democracia



Ao discursar na sessão solene comemorativa dos 111 anos do Senado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou que, entre os muitos momentos eletrizantes que a Casa patrocinou na vida da República, o mais relevante foi o episódio do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, quando o Congresso, e em especial o Senado, tirou do poder, democraticamente, um presidente da República que não estava cumprindo seu dever.

Para Simon, o Senado dos dias de hoje sabe honrar suas tradições, com cada senador procurando fazer o seu melhor.

- Podemos divergir de algumas posições políticas, mas temos que respeitar a integridade e a seriedade com que cada senador defende os interesses do Brasil e de seu estado em particular - afirmou.

O senador pelo Rio Grande do Sul fez um relato da história do Senado, homenageando os melhores tribunos que marcaram sua história, desde o maranhense Gomes de Castro, ainda no Império, ao paraense Jarbas Passarinho, passando pelo baiano Rui Barbosa, o gaúcho Luís Carlos Prestes e o piauiense Petrônio Portela.

Falando de seu conterrâneo Paulo Brossard, Simon lembrou o momento histórico em que ele denunciou a existência de tortura nos tempos da ditadura militar. Em 17 de março de 1981, o ex-senador disse que "a tortura é legalmente incompatível com a natureza, as atribuições e a finalidade das Forças Armadas, que não poderiam acobertá-la sem associar-se a ela".

Definindo-se um parlamentarista, Simon concluiu seu pronunciamento com palavras do senador e jurista Afonso Arinos de Melo Franco, para ele o maior defensor do parlamentarismo no Brasil. Em 4 de agosto de 1987, durante debate na Assembléia Constituinte, o jurista afirmou que "o regime presidencial nunca foi aplicado no Brasil". De acordo com a citação de Simon, Afonso Arinos afirmou que "desde Deodoro, a filosofia política foi ditatorial. Cem anos de República, 54 anos de violência sem lei, antidemocrática e repugnante, essa é a face velada, mas inesquecível, do presidencialismo republicano no Brasil".



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa exalta papel de Petrônio Portela na defesa da democracia

Lúcio Alcântara destaca papel do Senado em defesa da democracia

Eduardo destaca papel do Senado na consolidação da democracia

Valadares destaca papel do Senado no aperfeiçoamento da democracia

Para Simon, Senado não faz por merecer seu papel constitucional nas sabatinas de autoridades

AMORIM EXALTA PAPEL DA REDE AMAZÔNICA DE TV