Simon faz apelo aos manifestantes para que fiquem longe dos mascarados
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo aos jovens que participarão de manifestações no sábado (7), durante as comemorações pela Independência do Brasil, para que fiquem afastados das pessoas mascaradas e que pretendem cometer atos de vandalismo, como saques e destruição de patrimônio público e privado.
Ao falar em Plenário nesta sexta-feira (6), Simon pediu ainda que os manifestantes apontem e comuniquem à polícia quando identificarem comportamento inadequado dos que se aproveitam para minar o movimento e praticar atos criminosos.
- Eu faço um apelo aos jovens: meditem. As manifestações que quiserem fazer, façam, mas longe de mascarados e companhia, longe dessa gente. Eu acho que a gente deve deixar claro e preciso o que é a mocidade, o que são os jovens que estão se manifestando contra a corrupção, contra o Congresso, contra as coisas que estão erradas no Brasil e no mundo. E devem, não é têm o direito, mas devem exercer esse trabalho de falar, gritar, protestar – disse o senador.
Voto aberto e máscaras
O senador disse ser contrário à utilização de máscaras para protestar. Em sua opinião, assim como os parlamentares devem votar de forma aberta, os manifestantes devem se expressar sem máscaras.
- Eu não acho que deva [usar máscara]. A liberdade dele [do manifestante] está em se expressar, se manifestar, de cara aberta – opinou o senador, ao registrar sua discordância do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quanto ao direito do uso de máscaras em manifestações.
Simon afirmou seu apoio às manifestações nas ruas e estimulou os jovens a protestar contra ações do Legislativo, Executivo e Judiciário que julguem equivocadas. Como exemplo da importância dos protestos, ele citou a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de afastar o deputado federal Natan Donadon, após pressão popular. O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por desvios de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia e os deputados rejeitaram, no dia 28 de agosto, a cassação do seu mandato.
06/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy condena violência em protestos e faz apelo a manifestantes
Simon faz apelo para aprovação da reforma da Previdência
Simon faz um apelo ao Congresso para que CPI dos Correios vote seu relatório
Simon faz apelo a Renan para que desista da candidatura à presidência da Casa
Simon faz apelo ao STF para que aceite Ficha Limpa nestas eleições
Simon repete apelo para que STF não dê foro privilegiado a ministros processados por improbidade administrativa