Simon faz apelo pela paz e elogia posição de Lula contra a guerra



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo contra a guerra do Iraque e elogiou, nesta quarta-feira (dia 5), a -posição corajosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva-, que tem se manifestado pela paz. Para Simon, o governo brasileiro está preocupado com seus interesses em relação aos Estados Unidos e está disposto a dialogar, mas mantendo uma posição altiva e sem abdicar de seus valores em defesa da humanidade.

Simon ressaltou que o papa convocou todas as populações do mundo a se reunirem em oração a favor da paz nesta quarta e disse que há muito tempo não ocorriam manifestações tão massivas contra a guerra no mundo, inclusive nos próprios Estados Unidos. Diante disso, o parlamentar se disse impressionado com a atitude norte-americana de manter seu intuito bélico, mesmo com todo o mundo se manifestando contra.

- É debochar da humanidade os Estados Unidos afirmar que vão invadir o Iraque, independente de moção ou não da ONU autorizando a guerra - disse o senador.

Segundo Simon, os analistas internacionais consideram que o mundo hoje possui apenas duas forças: os Estados Unidos e a opinião pública mundial. Para ele, a opinião pública é hoje a única força que pode se contrapor ao poder norte-americano.

Na opinião do senador, a prepotência com que os Estados Unidos têm tratado os outros países faz com que muitos tenham saudade do tempo da Guerra Fria, quando o equilíbrio mundial era determinado pelo confronto entre russos e norte- americanos. Apesar disso, Simon afirmou que prefere acreditar na força positiva da humanidade para barrar a guerra, -uma das mais estúpidas-.

Em aparte, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) concordou com Pedro Simon e disse que também acredita que as manifestações dos povos e dos parlamentos podem impedir a deflagração da guerra.



05/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon elogia governo pela ação contra fraudes na Saúde e pela viagem de Lula à China

Simon critica posição dos Estados Unidos em relação à guerra

Tourinho pede posição firme do governo contra a guerra

SIMON FAZ APELO PELA CONVOCAÇÃO DE CLÓVIS CARVALHO

Mão Santa faz apelo ao presidente Lula pela recriação da Sudene

Mão Santa atribui a 'aloprados' posição de Lula contra TCU