Simon: negociações sobre a Alca devem ser feitas através do Mercosul



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse, nessa segunda-feira (20), que as negociações com os Estados Unidos sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) deveriam ser feitas através do Mercosul e, se possível, de um Mercosul ampliado pela presença de outras nações da América Latina.

- Não devemos ser contra a Alca, mas é evidente que negociações bilaterais com os Estados Unidos somente favorecerão o lado mais forte. Se, ao contrário, nos unirmos em torno de interesses comuns, teremos força e mais possibilidade para combater os subsídios agrícolas que nos prejudicam e incluir temas que nos favorecem como melhores condições para exportar produtos siderúrgicos, alimentos, calçados - disse.

Dentro da estratégia de estreitar laços entre os países latino-americanos com vistas à negociação da Alca, Pedro Simon destacou a importância da realização do Encontro Parlamentar sobre a Alca, que terá início nesta segunda-feira, na Câmara dos Deputados, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha, bem como representantes de vários parlamentos latino-americanos.

Para Simon, é também relevante a iniciativa dos governos do Brasil e da Argentina de assinar o Consenso de Buenos Aires, em que os dois países decidiram defender o Mercosul como catalizador do desenvolvimento regional e mecanismo para neutralizar os movimentos desestabilizadores da globalização e da onda protecionista dos países ricos.

Como exemplo de países que se associaram, no início, num acordo comercial e hoje representam uma unidade política e financeira, Pedro Simon citou o Mercado Comum Europeu, hoje a União Européia.

- Somente através de sua integração, os europeus se tornaram fortes o suficiente para fazer frente a essa potência econômica e militar que são os Estados Unidos de hoje. Esse é o exemplo que a América Latina precisa seguir - concluiu Simon.



20/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suspensão das negociações sobre a Alca será votada no dia 14

Negociações para acordo de livre comércio entre UE e Mercosul devem avançar, afirma Soares Pacheco

Negociações sobre mudanças climáticas devem mudar, diz ministra

Comissão do Mercosul vota referendo sobre Alca

Comissão avalia seminários sobre Alca e Mercosul

Comissão do Mercosul fará audiência sobre a Alca