Simon diz que, se governo se omitir, Lula será responsabilizado pela "morte da Varig"



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (22), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu a concessão de empréstimo, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao consórcio de funcionários que comprou a Varig para a reestruturação da empresa. O senador disse que o BNDES empresta dinheiro "a Deus e todo mundo", mas agora ameaça não garantir os recursos para os compradores. O empréstimo, disse o senador, precisa ser liberado até esta sexta-feira.

- O governo Lula será responsabilizado pelo que acontecer com a Varig. Pelo boicote, pela omissão que expressa. Se o BNDES negar esse empréstimo será uma missa fúnebre muito triste, e muitos caixões serão conduzidos pelo Brasil com o nome de Lula como responsável pela morte da Varig - disse Simon.

O senador Paulo Paim (PT-RS), em aparte, disse ainda ter esperanças de que o BNDES forneça o empréstimo e salientou que a falência da empresa daria ao país prejuízo de R$ 10 bilhões.

Fundeb

Pedro Simon disse ainda esperar que acordo prometido pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PT-RS) permita a desobstrução da pauta de votações da Casa e, dessa forma, o exame pelo Plenário do projeto de lei que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dosProfissionais de Educação (Fundeb).

O senador pediu a aprovação da matéria com emenda de sua autoria que obriga o governo federal a repassar recursos do Fundeb para as prefeituras. O medo, afirmou o senador, é que com a aprovação do projeto sem essa emenda o Fundeb "estoure nas prefeituras", que acabariam por custear o fundo. Segundo Simon, Renan afirmou que insistirá no acordo para desobstruir a pauta na próxima semana.

Mocinhos chatos

O senador leu, da tribuna, declarações do autor de novelas Silvio de Abreu, escritor de Belíssima, atualmente no ar na TV Globo, em reportagem publicada na revista Veja. Silvio de Abreu afirma ter percebido uma grande mudança no perfil dos espectadores. Segundo o autor, uma grande parcela deles já não valoriza a retidão de caráter.

De acordo com a entrevista, pesquisas diárias feitas pela TV Globo têm demonstrando que os espectadores se identificam mais com os personagens "negativos", estão mais interessadas em personagens que vencem na vida a qualquer custo e acham os mocinhos "uns chatos".

O autor acredita que essa mudança no perfil dos espectadores tem ligação direta com os escândalos vistos recentemente na vida política nacional. Simon concordou e se disse preocupado com as afirmações. O senador afirmou que convidará Silvio de Abreu para participar de uma audiência pública na Comissão de Educação para expressar essas idéias diante dos políticos.

22/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon elogia governo pela ação contra fraudes na Saúde e pela viagem de Lula à China

Salvamento da Varig deve incluir revisão dos tributos pagos pela aviação comercial, diz Simon

Simon pede ao governo que decrete intervenção na Varig

Simon critica governo por tratamento dado à Varig

Simon pede ao governo que pague o que deve à Varig para evitar falência

Expedito Júnior diz que Cassol não pode ser responsabilizado pela invasão de Jirau