Simon pede crédito fácil e juros baixos para indústria nacional



Ao registrar sua participação em reunião promovida pelas Federações Industriais do Paraná (Fiep), de Santa Catarina (Fiesc) e do Rio Grande do Sul (Fiergs), no dia 19 de maio, durante a qual parlamentares das bancadas federais dos três estados conheceram o estudo -Agenda legislativa da indústria-, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) opinou que a indústria nacional precisa ser incentivada a crescer e a gerar empregos e renda. Esse incentivo, explicou, deverá se dar através de crédito fácil a juros baixos.

Na avaliação do senador pelo Rio Grande do Sul, a vulnerabilidade externa e a dependência do capital especulativo internacional são trágicas para o Brasil. Ele apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que convoque partidos políticos, igrejas, universidades, trabalhadores e empresários e estimule todas estas forças a firmarem um compromisso em torno da renegociação da dívida externa.

- Não é possível que continuemos a pagar bilhões de dólares em juros. No ano passado pagamos cerca de R$ 150 bilhões. Um terço desse dinheiro resolveria o problema da fome no Brasil, por exemplo, tirando o país da triste condição de pior distribuição de renda do mundo. De pouco adiantará novas leis e regulamentos, por mais inovadores que sejam, se a questão essencial que é a política econômica dependente não for alterada - afirmou.

A necessidade de um novo pacto federativo para o país, baseado na cooperação e não na competição entre os entes federados, também foi proposta por Simon. Ele analisou que é preciso acabar com a guerra fiscal entre os estados para atrair investimentos. Como os estados vivem uma crise financeira sem precedentes, Simon defendeu a necessidade de uma renegociação de suas dívidas.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


BB começa a oferecer linha de crédito a juros baixos a pessoas com deficiência

ARRUDA DIZ QUE A REVISÃO É O CAMINHO PARA JUROS BAIXOS

JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES

PATROCÍNIO QUER JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTURA NO TOCANTINS

JUROS MAIS BAIXOS TRARÃO ALÍVIO PARA O CAMPO, DIZ MAURO MIRANDA

ARLINDO PORTO QUER JUROS BAIXOS E REFORMAS PARA DERRUBAR DESEMPREGO