ARRUDA DIZ QUE A REVISÃO É O CAMINHO PARA JUROS BAIXOS



Os juros serão reduzidos com avanços na revisão constitucional, tarefa a que o Congresso Nacional dedica seu esforço, afirmou hoje (dia 16) o senador José Roberto Arruda (PP-DF). A proposta de regulamentação dos juros em 12%, ao ano, na suaopinião, além de poder ser inscrita no anedotário político nacional, representaria "o despencamento do plano de estabilidade econômica".

Ele advertiu que o Congresso estará decidindo, na votação do projeto que limita os juros, ora em exame na Câmara dos Deputados, nãoum tabelamento, e sim o destino do Plano Real. O senador reconheceu que "todos querem" juros mais baixos e, para tanto, exortou os parlamentares a avançarem na reforma doEstado brasileiro.

ParaArruda, as repercussões positivas das reformas já se fazem sentir. Ele destacou, a título de exemplo, que a abertura de concessões à área privada para a exploração de energia elétrica possibilita o estabelecimento de parcerias entre o setor público e o privado, como a que permitirá a instalação da Usina de Serra da Mesa, a 230 km de Brasília.

Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ressaltou que, quando o Senado votou a limitação das taxas de juros, estava dando um aviso ao governo federal de que o país não resiste àsatuais taxas. Requião considerou, também, que o rumo para o desenvolvimento do país não deve ser o de "reformas concessivas", que colocarão o Brasil no mesmo caminho percorrido pelo México, Venezuela e Argentina. O senador paranaense disse, ainda, que tanto a "Constituição cidadã" como a sua revisão são utopias frustrantes para a sociedade.

O senador Bernardo Cabral (PP-AM) pediu que Requião fizesse justiça à Constituição vigente, lembrando-o que, quando governador do Paraná, ele combateu os altos salários do Judiciário do estado. Isso foi possível, afirmou Cabral, porque uma Constituição "utópica" o amparou nessa luta.

16/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES

PATROCÍNIO QUER JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTURA NO TOCANTINS

Simon pede crédito fácil e juros baixos para indústria nacional

JUROS MAIS BAIXOS TRARÃO ALÍVIO PARA O CAMPO, DIZ MAURO MIRANDA

ARLINDO PORTO QUER JUROS BAIXOS E REFORMAS PARA DERRUBAR DESEMPREGO

Wellington Dias defende manutenção de juros baixos