Simon quer aprofundar investigação sobre CC-5, para fazer o mapa da corrupção no Brasil
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu o aprofundamento das investigações sobre a remessa ilegal de US$ 30 bilhões para os Estados Unidos através das contas CC-5, após ouvir terça-feira (20) o depoimento do delegado da Polícia Federal José Francisco de Castilho Neto, na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC).
Simon sugeriu a convocação dos procuradores Celso Três, que começou as investigações há cinco anos no Paraná, e Mônica Sacamori. Segundo o senador, -é preciso retomar com vigor as investigações sobre essas contas, para que se possa identificar quem enviou dinheiro ilegal para o exterior e tentar repatriar esse dinheiro-.
As CC-5 são contas mantidas em instituições financeiras que podem ser abertas por cidadãos brasileiros natos ou por estrangeiros residentes. É mecanismo também utilizado para a -lavagem- de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, sonegação fiscal e corrupção. O delegado, que compareceu ao Senado acompanhado do perito Renato Barbosa, disse que foi afastado sem explicações das investigações em maio de 2002, sendo reconduzido apenas em fevereiro deste ano.
- Apesar da interrupção nas investigações, estamos conseguindo fazer o raio-x da corrupção no Brasil - afirmou o policial.
22/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino quer aprofundar investigação sobre venda da Varig
Ideli: governo quer aprofundar investigação sobre denúncias de Daniel Dantas
Heráclito quer rapidez em investigação sobre denúncia de corrupção no governo do Piauí
Brasil quer aprofundar integração produtiva com Uruguai
Brasil quer aprofundar integração produtiva com Uruguai
Oposição quer investigação contra Lula por coação, tráfico de influência e corrupção ativa