Ideli: governo quer aprofundar investigação sobre denúncias de Daniel Dantas



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), afirmou nesta segunda-feira (29), que ao contrário do que se divulga, o governo tem o maior interesse em ver aprofundadas as investigações sobre denúncias do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, que envolvem ex-integrantes e atuais integrantes do governo federal em transações financeiras ilícitas pelo controle da empresa de telecomunicações Brasil Telecom.

Segundo a senadora, as tentativas de Daniel Dantas de conseguir algum favorecimento do governo do PT foram frustradas até agora, o que motivou o banqueiro a "atirar para todos os lados denunciando autoridades de todos os poderes".Ela disse presumir que Dantas venha fazendo tentativas de obter favorecimento desde a época das privatizações, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Ideli assegurou que o governo está agindo de maneira cautelosa, tentando comprovar que os atos de Dantas são de desespero. Conforme explicou, o que se tenta é extrair das acusações de Dantas o que for mais conciso para as investigações, baseando-se em duas instâncias: o inquérito denominado "OperaçãoChacal", aberto pela Polícia Federal e que inclui investigação sobre participação da empresa Kroll e uso da CIA, agência de inteligência norte-americana,para espionagem a autoridades brasileiras a mando de Daniel Dantas; e os documentos enviados pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correiosao Ministério Público Federal.

- Vamos aguardar para comprovar que Daniel Dantas está apenas desviando as atenções porque seu projeto de achaque foi frustrado. Ele tentou e não levou - disse Ideli, referindo-se à matéria da revista Veja sobre afirmações de Dantas de que teria sido achacado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e outros.

Conforme a revista, Daniel Dantas disse que Delúbio lhe teria pedido R$ 40 milhões para favorecê-lo na gestão da Brasil Telecom.

29/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes cobra do Senado a busca da verdade sobre denúncias de corrupção contra Daniel Dantas

Ideli se diz contrária a depoimento de Daniel Dantas à CPI dos Bingos

Tuma, ACM e Arthur Virgílio querem depoimento de Daniel Dantas; Garibaldi e Ideli são contrários

Agripino quer aprofundar investigação sobre venda da Varig

Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ

Oposição quer ouvir Daniel Dantas e representantes do Citigroup na CCJ