SIMON: SERVIÇO CIVIL CONSCIENTIZARÁ JOVENS



No segundo dia de discussão em plenário da emenda constitucional que cria o serviço civil obrigatório para jovens isentos ou dispensados do serviço militar, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou hoje (dia 29) que o novo serviço será importante para conscientizar os jovens sobre a realidade do país. Lembrou que eles trabalharão em serviços de saúde, escolas, casas de apoio a desamparados, prefeituras e outros locais.

A emenda, de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), tramita em conjunto com uma proposta parecida apresentada posteriormente pelo senador Pedro Simon. De acordo com o projeto de Antonio Carlos, as mulheres e os religiosos também ficarão obrigados a prestar o serviço civil, mas uma lei deverá regulamentar o assunto.

Durante a discussão, Simon lembrou que, devido a problemas financeiros, o Exército dispensa atualmente a maioria dos jovens que se apresentam para o serviço militar. Em alguns locais, o Exército chega a dar preferência a jovens que podem jantar em casa, conforme o senador, uma situação inversa ao que acontecia há poucas décadas, "quando era difícil um jovem ser dispensado". A emendacontinuará sendo discutida pelo Plenário na semana que vem.



29/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DJALMA BESSA: SERVIÇO CIVIL GERA EMPREGOS E OCUPA OS JOVENS

SIMON DEFENDE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO

CCJ ADIA VOTAÇÃO DE SERVIÇO CIVIL PARA APRECIAR PROPOSTA DE SIMON

CCJ ADIA VOTAÇÃO DE SERVIÇO CIVIL PARA APRECIAR PROPOSTA DE SIMON

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR