Cristovam para Genoíno: "Não somos robôs votantes"



O presidente do PT, ex-deputado José Genoíno (SP), foi aconselhado nesta segunda-feira (10) pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF) a tomar pé das atividades dos senadores e a debater com eles os temas importantes para o partido, ao invés de tentar transformá-los em "robôs votantes".

A crítica foi uma resposta à cobrança feita por Genoíno a dois senadores que não compareceram à votação da medida provisória (MP) dos bingos, na semana passada. O presidente do PT teria dito que, dos quatro senadores ausentes, dois tinham justificativa para faltar; os outros dois ele não sabia onde estavam. O governo perdeu a votação por 32 a 31.

Cristovam explicou que deixou de comparecer à sessão para uma viagem de quatro dias à Alemanha, onde participou de uma reunião da Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação e a Cultura. Ali foi debatido o plano anual do Instituto de Educação para diminuir o número de analfabetos no mundo - cerca de 800 milhões, sendo 20 milhões no Brasil.

- Essa declaração é fruto da arrogância. Onde esteve o presidente do PT nos últimos quatro meses? O governo precisa descobrir o Senado e conversar com os senadores ao invés de tentar apertar botões para que eles votem sim a medidas provisórias - protestou o senador pelo Distrito Federal. Ele lembrou que já cancelou viagens a pedido do líder do governo, Aloizio Mercadante (SP), por ocasião de votações importantes.



10/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam: "É um faz-de-conta dizer que somos auto-suficientes em petróleo e em energia"

PMDB determina hoje quantidade de votantes

Mauro Miranda protesta contra redução do número de votantes nas prévias do PMDB

Genoíno diz que bancada do PT vai apoiar a proposta de reajuste do salário mínimo para R$ 260

”Todos somos responsáveis”

SIMON: "SOMOS DA GERAÇÃO DE JOSAPHAT"