Sindicatos cobram votação de regras para contribuição sindical



Representantes do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), organismo que congrega cerca de 9 mil sindicatos, pediram nesta terça-feira (01) ao presidente do Senado, José Sarney, pressa na votação de projeto (PLS 248/06) do senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a cobrança da contribuição assistencial pelos sindicatos. O projeto está pronto para ir a Plenário.

Na justificação do projeto, Paim afirma que as entidades sindicais enfrentam "verdadeira maratona" para obter das empresas o desconto em folha de pagamento das contribuições, mesmo quanto fixado em assembleia da categoria ou convenção coletiva, e apesar dos estatutos fixados em decorrência da autonomia sindical.

- É um total desrespeito ao princípio da autonomia e da liberdade sindical, previsto na Constituição federal. É necessária uma norma legal que acabe com a insegurança jurídica no que se refere a essas contribuições, que são fundamentais para o funcionamento e o desenvolvimento das entidades sindicais. Sem esses recursos, a prestação de serviços relevantes aos trabalhadores acaba sendo impedida ou dificultada. - argumenta Paim.

Criado em 2003 por iniciativa de 288 federações e 14 confederações, o Fórum Sindical dos Trabalhadores, de acordo com seu site na internet, nasceu em resposta a propostas apresentadas pelo governo contra a unicidade sindical e outros direitos trabalhistas. Uma das principais demandas do FST é a superação das dificuldades para repasse, aos sindicatos, da contribuição sindical.



01/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS pode concluir votação de projeto que fixa teto para contribuição sindical de autônomos

CAE adia votação de projeto que trata da contribuição sindical

CAE adia votação da proposta de trata da contribuição sindical

Associações e sindicatos de servidores cobram lei para punir assédio moral

Ministério fixa normas para Contribuição Sindical Rural

Paim registra importância da contribuição sindical para confederações