Sindisaúde denuncia irregularidades no Grupo Hospitalar Conceição
Em audiência pública realizada na manhã de hoje, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente acolheu as denúncias de irregularidades no Grupo Hospitalar Conceição, apresentadas pelo Sindicato dos profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas, massagistas, empregados em hospitais e casas de Saúde do Rio Grande do Sul.
A presidente do Sindisaúde, Marilene Schlee confirmou as denúncias dizendo que " a principal delas, seria a dispensa de uma licitação de um processo de enquadramento de funcionários, no valor de R$ 250 mil reais, ato ilegal porque o GHC é uma empresa pública e não pode contratar funcionários sem licitação". Marilene afirmou ainda, que está sofrendo ameaças de morte em represália às denúncias que a entidade classista tem feito contra a direção do Grupo Hospital Conceição.
O diretor do Sindisaúde, José Pedro da Silva Luz, por sua vez, falou dos reflexos que este quadro envolvendo o GHC está gerando junto aos funcionários e à própria instituição. Segundo ele, com a falta de pessoal os funcionários do GHC estão atuando com uma sobrecarga de trabalho, o que está gerando um clima coletivo de estresse. Além disso, complementou, a carga horária excedente não está sendo remunerada, o que está levando os trabalhadores a buscarem seus direitos na justiça. "Se nada for feito, em pouco tempo, o GHC se transformará numa nova CEEE, em termos de reclamatórias trabalhistas", afirmou José Pedro.
A direção do GHC, embora tenha sido convidada, não enviou nenhum representante, apenas encaminhou um ofício a Comissão justificando a sua ausência, devido a compromissos já agendados em Brasília.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Eliseu Santos (PTB), afirmou que será reiterado o convite para que os diretores do GHC compareçam a próxima reunião, no dia 28. "Da mesma forma, estaremos encaminhado um pedido à Presidência da República e ao Ministério da Saúde, que suspenda quaisquer Medidas Provisórias, no que diz respeito a regularização de contratos no Grupo Conceição, até que os diretores da instituição prestem esclarecimentos sobre as irregularidades denunciadas", concluiu o parlamentar.
Participaram da reunião os deputados Osmar Severo (PTB), José Farret (PPB), Germano Bonow (PFL), Mário Bernd (PMDB), Jorge Gobbi (PSDB), Edson Portilho, Cecilia Hypolito e José Gomes (PT).
03/21/2001
Artigos Relacionados
Comissão de Saúde recebe denúncias de irregularidades no Grupo Hospitalar Conceição
Reaberto diálogo entre direção e funcionários do Grupo Hospitalar Conceição
Destaque do D.O.: Grupo orienta programa de humanização hospitalar
Valter Pereira denuncia crise hospitalar em Campo Grande
Tião Viana denuncia negligência hospitalar com doente de baixa renda
Suplicy denuncia omissão do Cade em processo de "dumping" no setor hospitalar