Siqueira defende política adequada para ocupação da Amazônia



A implantação de uma política adequada para ocupação da Amazônia e de uso sustentável dos seus recursos naturais foi defendida pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) ao destacar a importância, para a integração nacional, de programas que estão sendo realizados em Tocantins, como a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Araguaia-Tocantins. Para o senador, essa política deve preparar a região para as demandas futuras por matérias-primas sofisticadas e para as exigências de preservação ambiental, fatores de interesse planetário. "Com muito menos - o petróleo -, os árabes impuseram regras ao mundo", assinalou.

Eduardo disse que o Brasil não tem tido essa visão essencial e estratégica da Amazônia e que tem preferido ingressar no processo de globalização com sua parte mais fraca - a economia, a moeda e o câmbio -, perdendo a cada dia um pouco da soberania e muito da capacidade de decisão sobre seus rumos.

- Para que a Amazônia não seja entregue à cobiça e aos interesses estrangeiros, tem que ser integrada ao Brasil. Nessa integração, o Tocantins ocupa uma posição absolutamente estratégica. Limitando-se com a Amazônia, o Nordeste, o Centro-Oeste e o Sudeste, o Tocantins ocupa, por um imperativo geográfico, um lugar estratégico no processo de integração nacional, para que sejamos, efetivamente, um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e não uma faixa litorânea limitada pelo Tratado de Tordesilhas - argumentou o senador.

24/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro diz que subcomissão defende a exploração adequada da Amazônia

Mozarildo defende ocupação sustentável da Amazônia

Mozarildo Cavalcanti defende 'ocupação e desenvolvimento' da Amazônia

ODACIR SOARES DEFENDE OCUPAÇÃO RACIONAL DA AMAZÔNIA

Comandante defende política para desenvolver Amazônia

Moreira Mendes defende nova política de desenvolvimento para a Amazônia