Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 10 anos
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, vão participar na terça-feira (14) da cerimônia de comemoração dos dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), em Brasília (DF).
Durante o evento, haverá reconhecimento de mosaicos de áreas protegidas, a constituição de conselhos de unidades de conservação e a assinatura dos Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas, além do lançamento do livro “Mosaicos de Áreas Protegidas - Reflexões e Propostas da Cooperação Franco-Brasileira”.
Após mais de uma década de discussão, o sistema foi instituído em 18 de julho de 2000, pela Lei nº 9.985, com o objetivo de estabelecer os critérios e as normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil. Por meio deste mecanismo foi possível ampliar a rede de áreas protegidas no País e garantir a proteção de uma parcela importante do território nacional com singular diversidade biológica, além de contribuir para o uso sustentável dos recursos presentes nestas áreas.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é considerado um dos modelos mais sofisticados do mundo no que se refere à conservação dos recursos naturais, e apresenta mecanismos que regulamentam a participação da sociedade, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
13/12/2010 16:54
Artigos Relacionados
Seminário marca 10 anos da lei sobre sistema de unidades de conservação
CCJ VOTA CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
INSTITUÍDO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
CCJ APROVA CRIAÇÃO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Sistema Cantareira completa 40 anos em atividade
Parque Nacional de Brasília completa 52 anos