Sistema on-line do Metrô torna mais rápida a busca por objetos perdidos



Quando há identificação, funcionário entra em contato com o proprietário e informa o extravio do bem ou documento

Desde a última semana de janeiro, o usuário do Metrô pode recuperar seus objetos e documentos perdidos ou esquecidos com mais rapidez e facilidade. Foi implantado e está disponível nas 55 estações sistema eletrônico de busca, que permite consulta pela Internet ou por telefone sobre os

itens recolhidos.

Ao ser encontrado, o objeto ou documento contendo alguma identificação (nome, endereço completo, telefone, e-mail) é cadastrado pelos funcionários da estação no sistema. Com o registro, o item passa a constar da base de dados. Permite, assim, busca on-line e evita deslocamentos desnecessários do proprietário. Entrega na estação – O objeto encontrado fica guardado por dois dias na estação onde foi localizado. Se não for reclamado, segue para a Central de Achados e Perdidos (CAP) da Sé. Entretanto, caso o pertence tenha sido perdido na Linha 5-Lilás, é encaminhado para a CAP da estação Largo Treze.

O telefone gratuito 0800 770 7722 da Central de Informações funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e no sábado, das 9 às 15 horas. Se contiver alguma identificação, o objeto ou o documento também pode ser localizado pelo site do Metrô www.metro.sp.gov.br. Iniciativa – Além do novo sistema, quando o item perdido tem alguma identificação, as equipes do Metrô entram em contato direto com o proprietário. Durante inspeção noturna em um trem da Linha 3 – Vermelha, o operador de trem Jader Silva do Carmo encontrou R$ 557 em espécie e documentos pessoais. Graças ao serviço da Central de Achados e Perdidos, o dinheiro foi devolvido à proprietária, após contato telefônico.

Durante dois meses, o item cadastrado fica disponível no sistema on-line do Metrô. O objetivo é aumentar a devolução dos itens perdidos, que em 2007 foi de 7,3 mil (32%) de um total de 23 mil registrados.

Do Metrô e da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)



02/13/2008


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