Sistema penitenciário será prioridade do novo governo, afirma secretário de justiça



Sistema penitenciário será prioridade no governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas, Lélio Lauria. Ele e o ministro da Justiça da nova gestão, José Eduardo Cardozo, se reuniram na última semana semana para tratar de medidas que visam conter a crise no sistema penitenciário do país.

“A reunião foi muito boa. Fizemos um relato da situação [do sistema penitenciário]. O ministro pediu para eu elaborar um documento com várias propostas sobre os principais temas da área, como o déficit de vagas, os presídios federais e os presos que estão encarcerados em delegacias”, afirmou Lauria, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

Segundo ele, Cardozo vai se reunir com secretários estaduais e representantes do conselho ainda em janeiro para traçar um plano de ações para a área. “Acho que as coisas vão começar a andar a partir de agora. Não adianta investir em segurança pública sem investir no sistema penitenciário”.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) também entrou na pauta da reunião. “Cardozo me falou que nos próximos dias vai indicar o novo diretor do Depen, porém ainda não revelou o nome. Ele garantiu que o indicado vai trabalhar conosco a partir de janeiro.”


Fonte:
Agência Brasil



27/12/2010 11:11


Artigos Relacionados


Secretário da Fazenda afirma que Sistema Simples será acatado

Reforma administrativa do Senado também será prioridade, diz 1º secretário

Governo do Estado cria 1.507 vagas para funcionários no sistema penitenciário

Prioridade do Brasil no Haiti é fortalecer sistema local de saúde, afirma ministro

Governo do Estado edita medidas para inibir rebeliões no sistema penitenciário

Aloysio Nunes cobra atenção do governo para problemas do sistema penitenciário