Sistema permite localização de ônibus em tempo real
Em São Paulo, é possível saber a localização de um ônibus a cada 85 segundos. Também já foi disponibilizado para os cidadãos quando o veículo de transporte público deve passar pelo ponto, a velocidade do trajeto e ainda o tempo de viagem nos principais corredores da cidade. Este é o Projeto Olho Vivo, da São Paulo Transportes (SPTrans), que foi apresentando na tarde desta quinta-feira (21), durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos.
Desenvolvido a partir de dados abertos, o projeto é uma das ações da SPTrans com o tema. A empresa também já divulgou nesse formato o horário programado das partidas dos ônibus, linhas disponíveis, pontos espalhados pela cidade, frota por empresa e as multas de cada veículo.
O diretor da SPTrans, Ciro Biderman, explica que o projeto de ampliação da divulgação de dados abertos existe desde o começo do ano. “O projeto teve uma grande resistência dentro da empresa em seu início, mas ganhou projeção após as manifestações de junho”, relatou, referindo-se aos apelos por melhores serviços de transportes ocorridos na cidade.
Durante o painel “Casos Locais: Abertura nos Estados e Municípios” também foram apresentadas experiências de Alagoas, Minas Gerais e de Recife. O debate continua nesta sexta-feira, 22. Na ocasião serão apresentadas as ações da Câmara Municipal e Prefeitura de São Paulo e do governo do estado do Rio Grande do Sul.
O 2º Encontro Nacional de Dados Abertos é promovido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).
Fonte:
22/11/2013 11:17
Artigos Relacionados
Sistema permite acompanhar em tempo real ações de políticas para mulheres
Lançado sistema de taquigrafia que permite ao cidadão acompanhar sessão em tempo real
Walter Pinheiro registra aprovação de projeto que permite a localização de desaparecidos pelo celular
CCT poderá votar sistema de localização de desaparecidos
CDR aprova projeto que permite viagens de turismo em vans e micro-ônibus
Passa na CAS projeto que permite ganho real para aposentadorias acima do piso