Sítio Miguel Arcanjo (RS) vai ganhar Centro Cultural



Miguel Arcanjo, considerado Patrimônio Nacional desde 1938 e declarado como Patrimônio Mundial em 1983, é uma das grandes belezas gaúchas. Para comemorar estas datas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Sul (IPHAN-RS), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de São Miguel das Missões, promove o Seminário Internacional Missões - Patrimônio da Humanidade: Turismo Cultural e Preservação, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Inserido no PAC das Cidades Históricas, o sítio receberá, em 2014, um Centro Cultural das Missões com espaço para receber turistas e apreciadores de história da arte. A programação das festividades inclui a apresentação do Coral Guarani e apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no palco em frente às ruínas. O encerramento será com o espetáculo de Som e Luz, no dia 13, às 21h30.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail: parque.missõ[email protected] ou pelo telefone (55) 3381-1399. Confira [aqui] a programação.

Missões Jesuíticas

O município gaúcho abriga parte da antiga redução Jesuítica-Guarani de São Miguel Arcanjo, fundada por volta de 1687, e o Museu das Missões, inaugurado em 1940. A serviço da coroa espanhola, os catequizadores jesuítas iniciaram 30 grupos de evangelização em terras indígenas no sul do Brasil. Em meio ao campo, florestas e gado de corte, os jesuítas implantaram pequenas colônias cada uma com seu povoado: praças, igrejas, colégios, cemitério e outas edificações. O sistema colaborativo idealizado fez com que aumentasse o imaginário europeu sobre as missões e a utopia do novo mundo.  Com a expulsão dos missionários, as colônias minguaram em algumas, só restam ruinas.

Declarado como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a cidade se tornou ponto turístico pelos vestígios imponentes, marcados pela espiritualidade. São Miguel Arcanjo é parte importante da história do Rio Grande do Sul. A conservação das ruínas é realizada pelo Iphan desde 1938, um trabalho que inclui também o patrimônio cultural dos Guarani e a paisagem cultural da região.

Museu das Missões

O Museu das Missões faz parte do sítio tombado pela União em 1937, onde está situado o mais significativo remanescente material dos Sete Povos das Missões, comunidades indígenas lideradas e organizadas pelos Jesuítas. Neste sítio foi erguida a Igreja de São Miguel Arcanjo, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1983.

O Museu foi criado em 8 de março de 1940, projeto do arquiteto Lucio Costa, e abriga a maior coleção de arte missioneira do Brasil. De terça-feira à domingo, é realizado no sítio histórico o espetáculo de Som e Luz relatando as guerras guaraníticas. O museu também apresenta os vídeos Sonho da Paixão e Computação Gráfica.

Fonte:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional



05/12/2013 18:15


Artigos Relacionados


Famílias de São Miguel Arcanjo recebem 176 casas

São Miguel Arcanjo celebra 100 anos da Imigração Japonesa

Secretário de Estado de Habitação recebe prefeito de Sâo Miguel Arcanjo

Tourinho anuncia que Balé Folclórico da Bahia vai ganhar Teatro Miguel Santana, no Pelourinho

Ruínas de São Miguel fazem parte do Patrimônio Cultural

Projeto de Andres torna Ruínas de São Miguel patrimônio cultural do Estado