SÓ DEPENDE DA CÂMARA PROJETO QUE AMPLIA VIGILÂNCIA DA SOCIEDADE SOBRE O SIAFI



De autoria do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), só depende agora de votação na Câmara dos Deputados o projeto aprovado no Senado para facultar à sociedade acesso aos sistemas de informações mantidos pela administração pública.
Essa vigilância será exercida por quem quiser consultar os dados do Sistema de Administração Financeira da União (Siafi) e de outros sistemas de informações mantidos pela administração direta, indireta e fundacional.
Aprovado na forma de um substitutivo elaborado pelo senador Iris Rezende (PMDB-GO), o texto assegura à sociedade informações detalhadas e capazes de permitir ao cidadão analisar a natureza, procedimento administrativo e os fins dos atos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial.
O projeto exclui desse acesso apenas as informações de caráter sigiloso. E fixa como direito do cidadão exigir dos proprietários das bases de dados todas as informações técnicas que lhes permitam acessá-las a partir dos terminais de consulta instalados para esse fim.
Também dispõe que o número de terminais de acesso a serem instalados será definido em função da demanda específica verificada em cada ponto de consulta, observados o mínimo de dois e o máximo de 20 terminais para cada estado da federação.

10/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SÓ DEPENDE DA CÂMARA PROJETO QUE AMPLIA VIGILÂNCIA DA SOCIEDADE SOBRE O SIAFI

Projeto que amplia prazo de certificações na vigilância sanitária recebe emendas e volta à Câmara

PROJETO QUE GARANTE ACESSO DO CIDADÃO AO SIAFI SERÁ VOTADO NA CÂMARA

ENVIADO À CÂMARA PROJETO SOBRE O RESTABELECIMENTO DA SOCIEDADE CONJUGAL

Projeto que pune funcionário por prática de crime depende de decisão da Câmara

Vai à Câmara projeto que amplia possibilidades de aposentadoria por invalidez