Sobrinho de Garibaldi é exonerado do cargo de assessor técnico do gabinete



Foi publicada no Boletim Administrativo do Pessoal do Senado, nesta segunda-feira (1º), a exoneração de Carlos Eduardo Alves Emerenciano do cargo de assessor técnico do gabinete do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O exonerado é sobrinho do presidente do Senado.

- Conforme eu tinha dito, saiu a demissão do meu sobrinho. Agora vamos aguardar que senadores tomem essa iniciativa, se for o caso, para não gerar o constrangimento de recebermos denúncias de que senadores estão ainda com seus parentes - afirmou Garibaldi em entrevista na tarde desta segunda-feira.

A decisão de demitir o assessor foi tomada e anunciada por Garibaldi Alves logo após ele ter recebido a notícia que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido editar uma súmula, com efeito vinculante, proibindo o nepotismo nos três Poderes. A norma (Súmula Vinculante nº 13) passou a valer na última sexta-feira (29), quando foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico 162/08.

De acordo com o texto da súmula, "a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição federal".



01/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que foi contra novo cargo para cada gabinete de senador

Projeto Cerrado-Jalapão seleciona assessor técnico

Aumento da verba de gabinete é assunto da Câmara, diz Garibaldi

Garibaldi cumprimenta assessor que deve assumir embaixada na Irlanda

Garibaldi diz que se posicionou contra criação de mais um cargo para gabinetes

Garibaldi anula decisões do Senado sobre nepotismo e afasta do cargo advogado-geral