Sociedade sugere mais mecanismos de avaliação de políticas públicas



A consolidação de sistemas de avaliação de políticas públicas foi uma das principais sugestões apresentadas nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, por lideranças empresariais e sindicais que integram o Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Matriz Energética do Conselho de Desenvolvimento Social (CDES). Durante reunião, os representantes consideraram ser fundamental que a elaboração dos planos de investimentos para os próximos quatro anos, o chamado Plano Plurianual (PPA) ressalte a necessidade de metas e de mecanismos que permitam o monitoramento das ações.

“A discussão sobre a infraestrutura no âmbito do PPA mostrou como a relação entre governo e sociedade evoluiu. A sociedade quer mais do que compromissos, quer sistemas de avaliação e a participação dos usuários na definição dos programas”, assinalou o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, ao encerrar o encontro realizado no Gabinete da Presidência da República, na Avenida Paulista.

Para Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), a necessidade de planejamento e monitoramento pode ser demonstrada na questão da mobilidade urbana. “O PPA pode resultar na criação de um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para resolver os gargalos das grandes e médias cidades, processo que deve começar com as obras da Copa do Mundo”, assinalou.  Para o empresário, a gestão é um problema a ser superado para resolver questões também do saneamento, dos transportes e da energia.

Ao apresentar os programas temáticos do plano plurianual, o diretor do Departamento de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Cilair de Abreu, disse que o governo pretende acolher as sugestões da sociedade civil no PPA. Ele assinalou que o plano traçado pelo governo estabelece objetivos nos quais estão previstas metas regionalizadas e iniciativas que contemplam a entrega de produtos e serviços.


Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos

 

01/06/2011 21:55


Artigos Relacionados


ILB e UnB promovem workshop sobre avaliação de políticas públicas

Plenário aprova procedimentos para avaliação de políticas públicas pelo Senado

Renan vai apresentar projeto que institucionaliza avaliação de políticas públicas pelo Senado

Paim sugere pacto de diferentes correntes políticas em benefício da sociedade gaúcha

Paul Singer sugere que psicologia pode contribuir na análise de políticas públicas

Para debatedoras, sociedade patriarcal, falta de políticas públicas e dependência contribuem para a violência contra a mulher