Sócrates discute fim do passe em audiência pública na CPI do Futebol



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol realiza nesta quinta-feira (dia 22), às 10h, audiência pública para discutir o fim do passe - instrumento que dá aos clubes o direito de propriedade sobre os jogadores de futebol. O ex-jogador Sócrates, o advogado Marcílio Krieger e o representante do Clube dos Treze, João Bosco Luz de Moraes são os convidados da comissão.

A atual legislação sobre a relação dos jogadores com os clubes de futebol fixou o dia 25 de março como data para a extinção do passe, mas os clubes vêm tentando junto ao governo a revisão do prazo, por meio de medida provisória.

O relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC) quer também discutir na audiência outros temas que considera relevantes, como a possibilidade de tornar novamente obrigatória a transformação de todos os clubes de futebol em empresas.

- A origem de todas as irregularidades no futebol é essa informalidade, a ausência de compromissos com o fisco e com as leis cambiais e o amadorismo dos dirigentes. Por isso, todos devem ser empresas, com obrigações legais de empresas - disse Althoff.

O senador informou ainda que a CPI vai tomar depoimentos e fazer investigações até outubro, quando então começará a elaborar o relatório final, que será acompanhado de um projeto de lei dispondo sobre a responsabilidade administrativa de clubes e federações.

21/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sócrates representará jogadores na audiência sobre Lei do Passe

Fim do passe será discutido em audiência pública na CPI do Futebol

Sócrates: dirigentes de futebol não sabem vender o espetáculo e preferem vender o artista

CPI do Futebol realiza audiência pública na terça-feira

Audiência pública debate ligas de futebol profissional

Advogado defende fim do passe em depoimento à CPI do Futebol