Solenidade marca criação do assentamento Deus te Ama



A associação dos agricultores do projeto de assentamento Deus te Ama, no município de Rondon do Pará, organizou uma solenidade para marcar a criação do assentamento. Durante o evento, houve ainda a dramatização de cenas da luta pela terra e do combate ao desmatamento, ilustrando o discurso das lideranças. Ao final, as cerca de 200 pessoas presentes foram convidadas a um almoçoMBA Superintendente Eudério fala aos assentados comemorativo.

Entre os convidados para o ato, que ocorreu no próprio assentamento. na última sexta-feira (11), estavam o deputado estadual Milton Zimmer e o superintendente regional do Incra no Sul do Pará, Eudério Coelho, além de Maria Joel da Costa, conhecida por Joelma, viúva do sindicalista Dezinho – assassinado por questões ligadas à reforma agrária em Rondon.

Joelma fez questão de dizer que, mesmo com todos os anos de luta pela terra, é a primeira vez que ela mesma está sendo assentada. "Eu e Dezinho sempre lutamos para assentar primeiro as famílias de trabalhadores sem-terra de Rondon. Hoje, eu também serei assentada. Terei apenas cinco alqueires de terra aqui com vocês, mas me orgulho muito disso", afirmou.

Em seguida, Francisco di Assis Solidade, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri), fez discurso lembrando Dezinho. "Houve um homem aqui em Rondon que não era 'letrado', mas teve sabedoria para descobrir que grande parte das terras de Rondon eram improdutivas e tinham documentação falsificada. Por outro lado havia um 'monte' de gente na periferia sem ter o pão para colocar na mesa para suas famílias. Foi a partir daí que se iniciaram as mobilizações de luta pela terra em Rondon do Pará", esclareceu.

O superintendente do Incra, Eudério Coelho, lembrou os novos desafios para essas famílias. "Nesse momento, vocês ultrapassaram a questão da luta pela terra. Agora vêm outros desafios. A demanda passa pela criação de estradas vicinais, assistência técnica para produzir, construção de unidades habitacionais, entre outras", disse. Eudério Coelho aproveitou para solicitar que a associação apresente a demanda de casas, a fim de se viabilizar a construção delas por meio do programa Minha Casa Minha Vida Rural.

O assentamento Deus te Ama possui área de 2.765 hectares e foi criado a partir do imóvel rural "Fazenda Santa Mônica", obtido pelo Incra.

Reparação histórica
O superintendente Eudério Coelho lembrou ainda que a criação deste assentamento é uma resposta ao Caso nº12.673, em trâmite na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O citado caso refere-se ao homicídio do líder sindical José Dutra da Costa, o Dezinho. Ele era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará e foi assassinado em 21 de novembro de 2000, por questões ligadas à reforma agrária.

O Estado brasileiro se comprometeu a criar este assentamento em um Acordo de Solução Amistosa firmado em dezembro de 2010, beneficiando as famílias pelas quais Dezinho lutava e buscava garantir direitos.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



15/10/2013 16:20


Artigos Relacionados


Solenidade marca os 12 anos de unidade de segurança aérea

Solenidade marca os 10 anos do Programa Luz para Todos

Incra obtém imóvel para criação de assentamento

Incra conquista novo imóvel para criação de assentamento

CAE aprova criação de microdestilarias de álcool em áreas de assentamento do Incra

Criação de assentamento no Norte Pioneiro resolve maior conflito agrário no PR