Incra conquista novo imóvel para criação de assentamento



A Superintendência Regional do Incra em Sergipe (Incra/SE) garantiu na manhã desta quinta-feira (5) a obtenção de mais um imóvel rural para a criação de um novo projeto de assentamento.

A Fazenda Santa Maria, localizada entre os municípios de Poço Redondo (SE) e Pedro Alexandre (BA), teve sua posse repassada à autarquia federal em ato público realizado no próprio imóvel.

Com extensão de 1.381 hectares, a área da antiga fazenda será utilizada para o assentamento de 35 famílias. "A obtenção desse imóvel e a criação do assentamento ratificam o avanço da reforma agrária nesta região. Esse é um processo importante, porque tem impacto direto não apenas na distribuição fundiária, mas também no desenvolvimento econômico regional e na vida de centenas de famílias, que passam a ter acesso à terra e a construir a sua autonomia", analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra/SE.

A Fazenda Nova Esperança é o décimo imóvel obtido pelo Incra/SE este ano e o oitavo com áreas no estado da Bahia – onde a superintendência da autarquia atua em 16 municípios que fazem divisa com Sergipe.

A Fazenda Santa Maria foi declarada de interesse social para fins de reforma agrária em decreto assinado pela Presidência da República em 6 de abril de 2009. Com o decreto, o Incra foi autorizado a promover a desapropriação do imóvel rural, na forma prevista na Lei Complementar no 76, de 6 de julho de 1993, e a manter as áreas de Reserva Legal e preservação permanente previstas na Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965, de forma a conciliar o assentamento com a preservação do meio ambiente.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



05/12/2013 18:13


Artigos Relacionados


Incra obtém imóvel para criação de assentamento

CAE aprova criação de microdestilarias de álcool em áreas de assentamento do Incra

Incra conquista área considerada marco para criação de território quilombola no Sergipe

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

AGU consegue reintegração de posse de imóvel de assentamento

Incra cede área de assentamento para escola em Fundão (ES)