Solução para crise na agricultura não pode ser protelada, diz Sérgio Guerra



Ao participar nesta terça-feira (16) de audiência pública que discutiu a crise na agropecuária, o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), afirmou que o governo precisa apresentar soluções urgentes para resolver os problemas enfrentados pelo setor. O senador alertou que uma decisão sobre a questão da agricultura não pode ser protelada, sob pena de o país enfrentar outros problemas sociais advindos da crise no campo, como o desemprego. A audiência foi promovida pela CRA em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o governo de Mato Grosso e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

VEJA MAIS

Na opinião de Sérgio Guerra, os ministros da Agricultura não têm autonomia para agir e estão subordinados à política macroeconômica. Ele destacou que agronegócio é o principal setor econômico do país e precisa receber investimentos por parte do governo.

- Os ministros são subordinados à política econômica, a palavra do ministro não é considerada por aqueles que governam. O Brasil não se volta para as verdadeiras prioridades, que devem ser confirmadas em termos de financiamentos. Não se pode protelar, postergar ou subestimar a resolução dos problemas para que o mundo rural tenha seu papel valorizado e reconhecido - disse.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, reconheceu que a atual crise agrícola é uma das piores enfrentadas pelo país e garantiu que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar, no próximo dia 25, medidas "estruturantes e essenciais" para o setor. Roberto Rodrigues disse ainda que o ministério está adotando instrumentos que devem resolver não apenas o futuro dos agricultores e pecuaristas, mas também as conseqüências das crises passadas, como dívidas agrícolas.

Também participaram da audiência, que se realizou no Auditório Petrônio Portela, do Senado, os economistas Paulo Rabelo de Castro, Guilherme Leite da Silva Dias e Fernando Homem de Melo, da Universidade de São Paulo (USP), que apresentaram uma retrospectiva da atividade agropecuária no país durante os últimos 30 anos. Eles concordaram que a atual crise da agricultura é a pior do período.

Estiveram também presentes à reunião, governadores de nove estados brasileiros. Também participaram secretários de agricultura de vários estados, prefeitos, vereadores e produtores rurais.

A partir das 15h30, os governadores e os parlamentares participarão de audiência com o presidente Lula e o ministro Rodrigues para discutir a crise da agricultura. Em seguida, devem retornar ao auditório Petrônio Portela para debater com os produtores rurais as possíveis soluções para o agronegócio.



16/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Solução para guerra fiscal não pode ser brusca, alertam especialistas

Sérgio Guerra sugere comissão de senadores para resolver a crise; integrantes da Mesa protestam

Sérgio Guerra aponta ameaça de crise institucional

Sérgio Guerra nega que oposição torça pela crise

Crise deve ser resolvida em clima de respeito, diz Sérgio Guerra

Sérgio Guerra alerta: problema fundiário pode estar fora de controle