Sérgio Guerra alerta: problema fundiário pode estar fora de controle



Há indícios de que o problema fundiário está fora de controle no país, comentou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) nesta quinta-feira (15) ao divulgar em Plenário carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinada pelo governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, pedindo providências contra as ocupações de terra patrocinadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na carta, o governador também manifesta a preocupação de seu governo com o quadro de tensão social gerado pelas ocupações de terras em Pernambuco, destacando que já somam 55, e pede medidas urgentes.

De acordo com o documento lido pelo senador, Jarbas Vasconcelos lembra o empenho de seu governo no sentido de apoiar os assentamentos já existentes, fornecendo infra-estrutura e mantendo seu gabinete aberto ao diálogo, mas lamenta que o MST mantenha uma postura de insubordinação à lei. O governador também critica a morosidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário no encaminhamento das questões de sua responsabilidade.

O governador manifesta maior apreensão, segundo Sérgio Guerra, porque Alexandre Conceição, um dos coordenadores do MST em Pernambuco, declarou à imprensa que o movimento pretende ocupar o palácio do governo e o Incra-PE na marcha de sexta-feira (16).

Em aparte, os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), Heráclito Fortes (PFL-PI) e César Borges (PFL-BA) se somaram às preocupações de Sérgio Guerra quanto ao rumo que estão tomando os conflitos de terra. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que manteve contato com Jaime Amorim, um dos coordenadores do MST em Pernambuco, que lhe garantiu que o movimento quer apenas dialogar com o governador e não tem a intenção de ocupar o palácio.



15/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra contesta declarações favoráveis a controle externo do Ministério Público e da imprensa

Mozarildo vê solução próxima para problema fundiário em Roraima

Solução para crise na agricultura não pode ser protelada, diz Sérgio Guerra

Mozarildo apela a Lula e diz que problema fundiário impede desenvolvimento de Roraima

Mozarildo aplaude criação de grupo de trabalho para resolver problema fundiário de Roraima

José Nery saúda negociação que pode dar fim a conflito fundiário de 25 anos no Pará